- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 10 / dezembro / 2023

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alunos de Xambioá e Ananás recebem formação eleitoral do TRE

Mais Lidas

As ações do “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, programa permanente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), aconteceram em Xambioá e Ananás, no Bico do Papagaio. As atividades desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), foram realizadas na semana passada.

Em Xambioá, o programa foi realizado na Escola Estadual Eurico Mota, para 130 estudantes e em Ananás, 120 alunos do Centro de Ensino Médio Cabo Aparício compareceram ao evento.

O juiz eleitoral da 12ª Zona Eleitoral de Ananás e Xambioá, Frederico Paiva Bandeira, destacou a importância do programa para os futuros eleitores. “Para a renovação do processo político brasileiro, é fundamental semearmos o conceito de cidadania junto ao segmento jovem, ressaltando que a política constitui o palco central para a construção do futuro coletivo”, disse o magistrado.

Atividades

As atividades do programa incluem palestras, jogos e simulação de voto com a urna eletrônica, e são desenvolvidas com o objetivo de despertar nos jovens a compreensão da importância do voto popular para a constituição da democracia, garantia dos direitos políticos do cidadão, assim estimulando um futuro ingresso na política, se tornando representante da mudança na sociedade, em pleno exercício da cidadania.

Para o diretor Paulo César Lucena de Sousa, da Escola Estadual Eurico Mota, em Xambioá, o programa é esclarecedor para os jovens. “O trabalho da Justiça Eleitoral em estar nas escolas vem colaborar com a conscientização dos nossos estudantes na participação do processo eleitoral, a fim de que eles tenham voz ativa na escolha dos seus representantes”, ressaltou. E a aluna Cristhiny Emanuelly, 15 anos, concorda. “A apresentação foi incrível porque trouxe tópicos que eu não sabia, estou aprendendo agora”, afirmou Sousa.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas Notícias