- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 15 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Abraão cobra ações de prevenção contra o zika vírus, chikungunya e dengue

SAÚDE

Mais Lidas

IMG-20151006-WA0610

Na noite desta quarta-feira, 9, o vereador Abraão Lima (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para fazer referência ao drama vivenciado por inúmeras mães que não podem contar com o apoio do Sistema Público de Saúde e também aos casos de microcefalia no estado.

Ao se pronunciar, o parlamentar mostrou preocupação quanto aos dois casos que já atingiram a região do Bico do Papagaio, mais especificamente nos municípios de Angico e Darcinópolis.

Abrão cobrou da Secretaria Municipal de Saúde, ações de prevenção e combate à doenças

transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo da zika vírus, chikungunya e dengue. O vereador sugeriu ainda que a Câmara convide o secretário municipal, Rafael Matos, para esclarecer ao parlamento quais ações já foram tomadas em Araguatins.

Ao se referir às ações de prevenção, Abraão mencionou, também, o acúmulo de lixo nos quintais e pediu que a população ajude na prevenção e combate.

“Os casos de microcefalia têm aumentado de forma inesperada. Por isso temos que realçar ações de combate e prevenção. Acho necessário uma intensificação no combate ao mosquito, fazendo com que moradores e poder público intensifiquem a limpeza urbana”, disse o parlamentar

O que é microcefalia?

É uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão considerado adequado. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal. Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infecção por agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação.

No dia 28 de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias