Nesta segunda-feira, 20, o prefeito Aquiles da Areia (PP), ao lado de vereadores e engenheiros da empresa responsável pela obra, decretou o início da revitalização da Avenida Castelo Branco, no trecho que liga o bairro Nova Araguatins ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO).
A promessa se arrasta há cerca de cinco anos, feita pelo senador Eduardo Gomes (PL), ainda na gestão Cláudio Santana. De lá para cá, o início da obra foi anunciado várias vezes, inclusive com a presença do senador e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Marcelo Andrade Moreira Pinto. Mas nada aconteceu.
Durante esse período, o trecho protagonizou diversos acidentes de trânsito e protestos.
A via é avenida e não estrada
Muitas vezes chamada de “estrada”, o trecho em questão é uma avenida há quase 15 anos, quando o ex-prefeito Rocha Miranda expandiu a área urbana da cidade, e o trecho deixou de ser vicinal para se transformar em avenida, ligando diversos bairros ao IFTO.
Outra questão importante a ser pontuada é que, apesar de a promessa ser do senador Eduardo Gomes, a responsabilidade pela manutenção de ruas, avenidas e vicinais é da Prefeitura.