- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 24 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Aquiles articula com secretário nacional de Atenção Básica funcionamento da UBSF Mestre Quintino

Mais Lidas

Nesta manhã de sábado, 6, o prefeito Aquiles da Areia (PP), avançou para resolver mais um problema deixado por gestões anteriores. Desta vez, é sobre a Unidade Básica de Saúde Fluvial Mestre Quintino, construída na gestão do ex-prefeito, Cláudio Santa, mas nunca colocada efetivamente para funcionar.

Aquiles recebeu neste sábado, o secretário nacional de Atenção Básica, Nésio Fernandes, que acompanhado do deputado federal, Ricardo Ayres 9REPU), foram até a UBS Fluvial, ver de perto a situação.

As Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão) e Pantanal Sul Mato-Grossense. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

A assessoria de Aquiles, informou ao jornal Folha do Bico, que o secretário nacional de Atenção Básica, Nésio Fernandes, autorizou o município a tomar as medidas para que o Governo Federal, possa ajudar no custeio.

O Município deve agora, articular a formação de uma Equipe de Saúde da Família Fluvial (ESFF), composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório.

As UBSF funcionam 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as Equipes de Saúde da Família Fluvial (ESFF) possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias