Franco favorito para disputar a reeleição, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, deve ser um dos poucos políticos do estado que conseguirá juntar em seu palanque o governador Wanderlei Barbosa e o senador Irajá Abreu, ferrenhos adversários políticos e presidentes estaduais dos partidos Republicanos e PSD, respectivamente.
Aquiles controla em Araguatins o partido do governador, com seu irmão Gleides Pereira de Sousa à frente da legenda. Já o PSD de Irajá ainda está oficialmente sem comando, mas está nas mãos do empresário Wanderlei Milhomem, forte aliado de Aquiles, e que já declarou apoio ao gestor. Wanderlei teve seu nome cotado como vice, mas depois ele acabou hipotecando apoio ao secretário de Administração, Antônio Edson Rodrigues Gomes, o Dr. Pequeno. A situação de momento sofre a vaga de vice, é que Aquiles franqueou a indicação a Edison Tabocão, que comanda o União Brasil (UB).
Aliados de Aquiles dizem que a permanência do gestor no PP de Vicentinho Júnior foi justamente para facilitar a composição em seu palanque, com Wanderlei e Irajá, pois ambos têm boa relação com Vicentinho.