- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 19 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Direção do IFTO divulga nota sobre episódio do protesto de alunos

Mais Lidas

O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, enviou nota dando sua versão sobre os fatos ocorridos na quinta e sexta-feira, 29 e 30 de março, onde a comunidade acadêmica promoveu uma manifestação e paralização das aulas. Segue a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

Em relação à matéria intitulada “Estudantes fazem manifestação e cobram nova postura da direção do IFTO”, publicada por este veículo de comunicação nesta segunda-feira, 2, a Direção Geral do Campus Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) vem esclarecer que:

1 – O Campus Araguatins do IFTO, que tem 24 anos de existência e que é apontado como sendo uma referência em ensino técnico e tecnológico em toda região, tem sempre prezado pela democracia e ética e respeita toda e qualquer forma de expressão, tendo entre seus princípios norteadores a defesa pelos direitos de todos.

2 – As práticas de bullying e trote violento, que no episódio em questão foram veementemente impugnadas pelo Conselho Disciplinar do Campus Araguatins do IFTO, provocam constrangimentos físicos, psicológicos e morais e por este motivo serão sempre, que necessário, combatidas com as medidas previstas no Regimento Interno e no Regulamento de Assistência ao Educando do Instituto Federal do Tocantins, a fim de assegurar que todos tenham sua dignidade e integridade preservadas.

3 – Esta gestão sempre esteve e está aberta ao diálogo e continuamente tem recebido o Grêmio Estudantil e demais entidades representativas dos estudantes, a fim de procurar atender, no que for possível, as demandas apresentadas.

4 – Prova disto é que após entendimento com o Grêmio Estudantil, a movimentação em questão foi finalizada pelos próprios estudantes, que tiveram suas solicitações de revisão das medidas disciplinares analisadas e que acataram as mesmas.

5 – Ressaltamos ainda que o diálogo sobre a situação em questão não foi realizado somente com os estudantes e as entidades que os representam, mas também com seus pais e servidores do Campus durante a 1ª reunião de pais e mestres do período letivo 2012, realizada no último sábado, 31. Inclusive, na ocasião, diversos pais e representantes legais dos estudantes ressaltaram o apoio às medidas que buscam a ordem e harmonia nos ambientes escolares. O assunto também foi discutido durante palestra do promotor de Justiça, Adriano Zizza Romero, nesta segunda-feira, 2.

5 – A respeito da referida “intimidação” ao movimento, que segundo as informações da matéria publicada por este veículo teria ocorrido por parte de servidores do Campus Araguatins, esclarecemos que não há qualquer tipo de registro de tais ocorrências. Segundo os fatos apurados, a iniciativa em questão apenas orientou os dirigentes da movimentação, no sentido de que a mesma fosse pacífica e que não restringisse a entrada e saída de servidores de seus locais de trabalho, conforme o que garante a lei.

6 – As atividades letivas foram retomadas nesta segunda-feira, 2, e o calendário acadêmico será ajustado posteriormente para reposição das aulas não efetivadas.

Por fim, esta gestão enfatiza que tem trabalhado de forma árdua e que, em conjunto com servidores e estudantes, tem buscado a cada dia o crescimento e a consolidação desta Instituição, que preza não apenas pela formação acadêmica de seus alunos, mas pela formação de cidadãos, que conheçam seus direitos e deveres e que observem sempre a necessidade da ordem e disciplina, para uma convivência harmônica com seus pares. 

Atenciosamente,

Professor Décio Dias dos Reis

Diretor Geral – Campus Araguatins – IFTO

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

3 Comentários

  1. É inaceitavel que meia duzia de estudantes metidos a pseudos intelectuais manchem a integridade de uma Instituição que sempre contribuiu para formação de bom profissionais, desde os tempos de EAFA que vem cumprindo seu papel de formação com responsabilidade.

  2. A questão é: ta faltando é a diretoria desse campus ouvir e entender de forma ampla e solida o espaço e as versões dos acadêmicos desse IFTO. E esse tal de regimento que a mesma possui precisa é de certas e claras revisões….e mais a politica esta envolvida nisso de forma constrangedora, pois esse mesmo esta divido em blocos políticos, dentro do corpo discente internamente.

  3. Tais praticas feita pelos alunos, citadas a cima pela atual gestão na pessoas do Sr. Décio, deve ser realmente punida e com bastante rigor, sou ex-aluno da turma de 2010 que encerrou geração EAFA e deu início ao novo modelo de ensino do governo, os IF’S. E sei bem o quanto essas atitudes feitas entre alunos são lamentaveis. e desde já deixo meus parabens a atitude tomada pela gestão.

    Pedro de Moraes
    Aux.Adm.Eletrodiesel Marabá-PA
    (94)3322-1638
    (94)8166-8369
    pedro.adm@eletrodiesel.com.br
    “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (I Tess. 5:18)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias