Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Marcos da Eticcam destaca 10 metas em eventual governo, durante entrevista na Sucesso FM

Publicado

em

IMG-20160811-WA0110 Nesta quinta-feira, 11, foi a vez do tucano Marcos da Eticcam participar da série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Araguatins, promovidas pela Rádio Sucesso FM. A ordem de presença na sabatina foi estabelecida mediante sorteio com a presença de representantes das Coligações. Em sua participação, Eticcam começou ressaltando sua história de vida e conhecimento da administração pública. O tucano se considera o mais preparado para gerir o futuro da administração araguatinense, destacando como principal meta o desenvolvimento e oportunidades. O candidato fez questão de lembrar sobre o que ele chama de marca da sua gestão, caso consiga vencer, que seria: “10 metas e 1 desafio”. As metas seriam Educação de Excelência; Saúde e Saneamento de Qualidade; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Infraestruta e Habitação; Meio Ambiente e Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Juventude e Terceira Idade; Assistência Social; e; Gestão Administrativa. Já o desafio seria fazer uma gestão pública de excelência. Questionado por alguns ouvintes, principalmente nos campos da Educação e Saúde, Eticcam disse que para a Educação ele deve garantir a valorização dos profissionais, melhorias nos estabelecimentos de ensino, climatização das salas de aulas, implantação do ensino de primeira fase nos povoados para que as crianças não tenham que serem transportadas para a cidade e caso haja recursos implantação da educação de tempo integral. Na saúde, Marcos afirmou que além de priorizar a parte preventiva, vai reativar a maternidade no Hospital Municipal e a realização de cirurgias eletivas. Arguido sobre funcionalismo público, o tucano comentou que trabalhará com extremo planejamento para que atrasos, ou, o não cumprimento dos direitos não atrapalhe a vida dos trabalhadores e do comércio. Sobre economia, o candidato tucano explanou que em seu plano de governo o Turismo, Agricultura, e a transformação do município em um polo educacional são os principais pontos do desenvolvimento econômico. Algumas perguntas polêmicas também foram feitas ao tucano, entre elas um ouvinte questionou como Eticcam agiria com a existência de supostos funcionários fantasmas na administração, e, se referiu sem apontar nomes e funções, a existência de servidores morando na Bolívia e Paraguaia, que continuam recebendo seus salários e tendo sua frequência abonada pela Prefeitura. Em sua resposta, Marcos foi categórico em dizer que não aceitará esse tipo de situação e pediu que caso se torne prefeito, a população denuncie esse tipo de caso. Ouvintes ainda perguntaram sobre o sistema de abastecimento de água na cidade e saneamento. Eticcam pontuou que sua meta é destravar recursos da ordem de R$ 3 milhões para construção de uma estação de captação e tratamento e outro de R$ 12 milhões para construção do esgoto, ambos estariam disponíveis, porém parados, segundo o candidato. O entrevistado desta sexta-feira, 12, será o candidato pelo PMN, Alday Machado.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

BURITI: Itamaraty diz que repatriação de filhos de Romenia depende de decisão sobre guarda

Publicado

em

Tchuca em foto com as crianças

O Ministério das Relações Exteriores, disse nesta quarta, 25, que por meio da Embaixada do Brasil em Paramaribo, capital do Suriname, está ciente do caso da buritinense Romenia Brito, de 28 anos, que foi assassinada na madrugada de segunda, 23, pelo marido, Aimar Lopes de Souza, conhecido como Thuca. O crime aconteceu em uma vila, as margens do rio Lawa, no resort Tapanahony, distrito de Sipaliwini, no Suriname, que faz fronteira com a comuna de Maripasoula, na Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França. 

O Itamaraty disse que presta assistência aos familiares, respeitando os tratados internacionais vigentes e a legislação local, conforme estabelecido pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, o Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores e o Manual de Serviço Consular e Jurídico do Itamaraty.

Sobre o repatriamento dos filhos do casal para o Brasil, o órgão disse que deve obedecer o devido trâmite jurídico e não pode ser realizada sem uma decisão sobre a guarda e o poder familiar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Sem apoio de autoridades, família faz vaquinha para repatriar corpo de buritinense assassinada no Suriname

Publicado

em

Sem nenhum tipo de apoio concreto do Governo Brasileiro até esta quarta, 25, mais de 48h após o brutal assassinato da buritinense, Romenia Brito, de 28 anos, em uma vila as margens do rio Lawa, no resort Tapanahony, distrito de Sipaliwini, no Suriname, a família da vítima não viu outro caminho, a não ser, pedir ajuda a amigos e pessoas que se sensibilizaram com a situação.

O pai de Romenia embarcou em voo de Belém, capital do Pará, direto para Paramaribo, capital do Suriname, na tarde desta quarta, após juntar economias e receber ajuda de amigos e familiares.

Romenia foi morta em casa, na frente de um dos filhos de apenas 10 anos, pelo próprio marido, Aimar Lopes de Souza, conhecido no Suriname como Thuca, na madrugada de segunda, 23. Ele também é brasileiro.

Após o crime, o corpo de Romenia foi levado junto com Thuca, para Paramaribo. Os dois filhos do casal ainda estão na vila, que fica a cerca de 280 km da capital e faz fronteira com a comuna de Maripasoula, na Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França.

Momento em que Tchuca foi preso em casa, momentos após o crime

Até o momento, o Governo Brasileiro, se limitou a orientar a família, procurar a embaixada do país em Paramaribo e antecipar que a familiares terão de arcar com todas as despesas como, funerária e translado, pois o Governo não conta com previsão legal ou orçamentária para pagamento dessa natureza.

As pessoas que queiram ajudar a família de Romenia, podem fazer doações via conta corrente da Caixa Econômica Federal: Conta 3258-0; Agência 2812, op. 001, em nome de Quênia Brito Pinheiro.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 30ª morte por Covid-19 é oficializada

Publicado

em

Nesta quarta, 25, a Secretaria de Estado da Saúde, confirmou mais uma morte por Covid-19 no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publicada no Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma mulher de 28 anos, com obesidade. Ela morreu no dia 19 de novembro no Hospital Regional de Augustinópolis.

Araguatins lidera o número de morte na região do Bico do Papagaio, com 30 óbito, seguido por Tocantinópolis, com 21 e Xambioá 15.

Continue lendo
publicidade Bronze