Nos bastidores da política em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, uma especulação cresce com a proximidade do prazo de filiação partidária para os que pretendem disputar a eleição municipal deste ano. É sobre quem comandará o PSD, partido de Irajá Abreu.
Dois nomes estão no centro das conjecturas, sendo o deputado estadual Wiston Gomes e o suplente Wanderlei Milhomem.
Wiston, além de conquistar o mandato, foi o majoritário em Araguatins, com 4.946 votos, que representa 30,92% dos votos válidos. Wanderlei foi o segundo colocado em Araguatins, com 1.551 votos ou 9,70%. Porém, ao que tudo indica, a definição do partido pode não passar pelo peso das urnas.
Irajá tem se mantido calado após sofrer uma derrota inusitada na eleição de 2022, disputando a cadeira de governador, onde ficou apenas na quarta colocação, com 7,61% ou 63.048 votos. Em Araguatins também sofreu resultado decepcionante, mesmo destinando muitos recursos para o município via gestão Aquiles da Areia (PP), Irajá ficou apenas na terceira colocação com 12,53% ou 1.973 votos.
Atualmente, o PSD está sem comando em Araguatins. O último presidente, Luís Roberto Costa Fonseca, teve seu mandato encerrado no ano passado.