Na quarta-feira, 8, a comunidade quilombola da Ilha de São Vicente, em Araguatins, no Bico do Papagaio, recebeu a visita da Superintendência do Patrimônio da União (SPU-TO) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Os representantes desses órgãos estiveram no território quilombola para acompanhar o processo de regularização territorial em andamento na região.
Durante a visita, os servidores da SPU e do INCRA realizaram uma série de atividades, incluindo o diálogo com algumas famílias da comunidade. Durante essas conversas, foi discutida a situação atual do quilombo, que teve o território titulado em novembro de 2023.
A regularização territorial de comunidades quilombolas é um processo fundamental para garantir o reconhecimento e a proteção dos direitos dessas populações. Com a titulação do território, as comunidades têm mais segurança jurídica sobre suas áreas, além de acesso a políticas públicas e benefícios específicos para o desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas.