- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 23 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: HRAUG realiza ação para conscientizar sobre importância da higiene das mãos

Mais Lidas

Com o objetivo de promover segurança e prevenção contra infecções hospitalares, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou na segunda-feira, 06, uma Campanha de Conscientização sobre Higienização das Mãos na unidade hospitalar. A equipe de Enfermagem e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) compartilharam com os pacientes e acompanhantes, técnicas eficazes de higienização das mãos e a importância do procedimento, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A acompanhante da paciente do HRAUG, Jessilene Rodrigues, relatou que “moro na cidade de Araguatins e hoje eu estou aqui no hospital com a minha filha que veio ganhar neném na maternidade. A gente recebeu uma visita, com as pessoas aqui para ensinar como higienizar as mãos. Eu achei muito legal e muito bacana. É sempre bom a gente aprender e é maravilhoso saber que tem pessoas focadas em ensinar a gente, principalmente sobre esse assunto importante, que é fazer corretamente a lavagem das mãos. Foi muito bom. Cuidar da higiene pessoal é maravilhoso”.

A enfermeira coordenadora do NQSP do HRAUG, Geysse Kelly Araújo Santos, relatou que “a campanha tem o objetivo de sensibilizar os acompanhantes e os pacientes sobre os riscos causados pela não adesão à higienização das mãos, para promover a melhoria da prática da higienização das mãos nos serviços de saúde. O objetivo é buscar prevenir os incidentes, eventos ou circunstâncias que podem ter resultado em danos desnecessários aos pacientes. A segurança do paciente é essencial na qualidade e no cuidado, com objetivo oferecer uma assistência segura”.

A enfermeira Márcia Boldrin, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do HRAUG, afirmou que “partindo do princípio que as mãos que salvam são as mesmas mãos que podem carrear microorganismos patógenos através do contato pele a pele ou através do contato de superfícies, podemos dizer que a higienização das mãos é a maneira individual mais simples e menos dispendiosa que nós, profissionais de saúde, podemos adotar com o intuito de prevenir a propagação das infecções no ambiente hospitalar. São ações como essa que resgatam e nos alertam  dessa ação tão simples, mas tão importante para o logro da assistência de qualidade ao nosso usuário”.

“Ofertar a conscientização dos pacientes e acompanhantes é importante para prevenção da disseminação de infecções aqui no nosso hospital. Os profissionais de saúde também são instruídos e atualizados sobre as técnicas eficazes de higienização das mãos. Fazemos isso para ofertar a cada dia, um atendimento mais seguro e humanizado aqui no hospital, para a população”, afirmou a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino.

A campanha

A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado todo dia 05 de maio. Promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2009, a campanha tem o apoio da ANVISA e dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das Vigilâncias Sanitárias (NSP/VISA). Nesse ano, a ação do HRAUG foi em atendimento ao tema da campanha: ‘Por que o compartilhamento de conhecimentos sobre a higiene das mãos continua a ser tão importante? Por que a higiene das mãos é uma forma muito eficaz de evitar infecções’.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias