- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: UTI do HRAUG completa 1 ano com mais de 350 atendimentos

Mais Lidas

Na busca por atender as necessidades da população tocantinense, o Governo do Tocantins implantou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), a qual celebra  um ano de funcionamento neste domingo, 9. A primeira UTI do Bico do Papagaio já realizou 357 atendimentos, proporcionando cuidados intensivos, salvando vidas e oportunizando a realização de cirurgias de alta complexidade, que antes não eram ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região. 

Uma das pessoas beneficiadas foi Eva Soares de Souza, 64 anos, moradora de Augustinópolis, que ficou dois meses internada. “Agradeço a todos os profissionais que cuidaram de mim. Graças a Deus, ao Governador, ao Secretário e a toda equipe que ficou do meu lado o tempo todo e fez com que eu estivesse aqui agora, com vida”, disse. 

A unidade conta com 10 leitos e uma equipe formada por infectologistas, cardiologista, cirurgião geral, clínico geral, bem como equipe multidisciplinar de odontólogos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares maqueiros e equipe de higienização, que trabalham para garantir um atendimento de qualidade.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana celebra as vidas salvas e a oportunidade de ofertar serviços para a região. “Trabalhamos para suprir as necessidades da nossa população e o Bico do Papagaio é uma região que carece de serviços de alta complexidade. Garantir o atendimento na região desafoga os serviços de Araguaína e Palmas, além de garantir um atendimento de qualidade e com humanização aos usuários e familiares de não precisar ser encaminhados para outras unidades”.

A diretora geral do HAUG, Cristiane Uchoa pontuou que “a implantação dos 10 leitos de UTI geral na Região Bico do papagaio tem sido um grandioso ganho para região de saúde, acreditando na descentralização das unidades e o fortalecimento do nos interiores. Está sendo possível realizar e ofertar serviços de alta complexidade para os usuários dessa região. A partir de sua implantação foi possível a realização de cirurgias de neurologia, cirurgias de próstatas de pacientes críticos, cirurgias de ortopedia de alta complexidade, onde o pós-operatório tem necessidade de ser realizado em um leito de cuidado intensivo. Além disso, temos a geração de empregos e a vinda de vários especialistas. Acredito que nossa região e nossa unidade de saúde vive um novo tempo”.

A enfermeira que trabalha na UTI, Cleia Pereira afirmou que,  “é um sonho para a região a implantação da UTI, graças ao nosso Governador Wanderlei Barbosa e aos demais que se empenharam na implantação do serviço que já salvou tantas vidas e possibilitou a realização de cirurgias de alta complexidade, que antes eram feitas fora. É gratificante ver nossa gente tratada perto de suas famílias”.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias