- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Vigilância Epidemiológica recebe visita técnica da SES

Mais Lidas

Em busca de continuar ofertando uma saúde com mais qualidade para a população tocantinense, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na segunda-feira, 21, uma visita técnica ao município de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. A atividade coordenada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) e contou com a participação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), do Hospital Regional da cidade (HRAUG) e da Vigilância Epidemiológica (VE) municipal.

O trabalho tem como objetivo principal alinhar e fortalecer os serviços através das notificações compulsórias das doenças e agravos que possam constituir uma emergência de saúde pública. O CIEVS-TO é composto por duas coordenações: Unidade de Resposta Rápida-URR e Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar-REVEH.

Para a técnica da Unidade de Resposta Rápida do CIEVS, Manuela Pussu, “as assessorias são necessárias para promover a integração entre os serviços de vigilância municipal e no âmbito hospitalar, nos permite trocar experiências, vivenciar as rotinas e alinhar os processos de trabalho, para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde no Estado do Tocantins”.

“A visita da área técnica do CIEVS no município de Augustinópolis na pessoa da Manuela, foi de grande importância para mim como coordenadora de vigilância, para alinhamento dos serviços de planejamento, monitoramento das ações no controle dos agravos, ficando mais fácil trabalhar com as equipes”, comentou a coordenadora da Vigilância Estadual, Francisca Rodrigues Bayma.

“São nesses encontros que os alinhamentos são realizados, resultando em uma padronização das atividades em todos os NHE’s do Estado tornando-os peças chave nas ações de Vigilância e mais saúde para a população”, disse a enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRAUG, Marcia Boldrin.

O CIEVS

O CIEVS é um centro de inteligência de vigilância em saúde que contribui para o aprimoramento das ações de comunicação, prevenção e controle de doenças de interesse epidemiológico, tanto no âmbito hospitalar, como nos municípios e sua eficácia depende de parcerias intersetoriais e equipe capacitada.

A assessoria técnica tem a finalidade de integrar e qualificar os serviços para as Capacidades Básicas de Vigilância, Alerta e Resposta, conforme preconizado no Regulamento Sanitário Internacional de 2005. (Karoliny Santiago)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias