- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Autoridades e amigos lamentam morte de Siqueira Campos. Veja as manifestações

Mais Lidas

Amélio Cayres – Presidente da ALETO

Neste momento de imensa tristeza, me junto ao Tocantins na dor pela perda do criador e e eterno governador do Tocantins, Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4. Com 94 anos, aquele que fora meu grande líder e inspiração como político e ser humano partiu sereno na certeza de que mudou os rumos de vida de tanta gente. 

Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder que acreditou na fundação de um estado que ainda não existia, um futuro novo para mais de 1,5 milhões de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região.

Esta perda é, sem dúvidas, inestimável porque, além de perdermos o criador do nosso Estado, perco o líder que sempre me orientou na condução de meus mandatos políticos e prestou, à mim, grandes conselhos de vida. 

Fico agora com o sentimento de perder um pai muito presente, mas sabemos que Siqueira deixou o seu legado de determinação e esperança que é possível fazer diferente. 

Presto condolências a todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor e que todos sejamos consolados pela certeza de que Siqueira Campos será eternamente lembrado pelo país inteiro por ter criado o Tocantins e a capital, Palmas, e lutado por esta terra e por esta gente até os últimos segundos de vida. 

Aquiles da Areia – Prefeito de Araguatins

Hoje, com profunda tristeza nos despedimos do governador José Wilson Siqueira Campos.

Referência para todos nós tocantinenses, deixou um legado inestimável em nossos corações e na história do Tocantins.

Sua coragem e determinação fez com que o seu sonho, e de muitos ao seu lado, se tornasse realidade com a criação do Estado do Tocantins.

Que possamos honrar sua memória e continuar construindo um Tocantins cada vez melhor.

Consternados solidarizamo-nos com os filhos, esposa e família. Descanse em paz nosso eterno, Siqueira Campos!

Wiston Gomes – Deputado estadual

É com profunda tristeza que lamentamos essa grande perda para o Tocantins e para seu povo, o falecimento do criador do estado, José Wilson Siqueira Campos. Sua partida abre um vazio irreparável na política e no coração de todos os tocantinenses.

Sua liderança, audácia e visão estratégica de estadista foram fundamentais para a criação e desenvolvimento do Tocantins.

Neste momento de tristeza e dor, estendemos nossas condolências à família, aos amigos e à população do estado do Tocantins como um todo, pois, Siqueira Campos, de uma forma ou de outra, estará presente em nossos corações.

Que a memória e o legado de amor e dedicação ao Tocantins e à capital Palmas, continuem a inspirar e guiar todos aqueles que lutam por um estado melhor.

Siqueira Campos jamais será esquecido e sua contribuição para o progresso de nosso estado será eternamente lembrada e valorizada.

Obrigado por tudo e descanse em paz, nosso eterno governador Siqueira Campos.

Luana Ribeiro – Ex-Deputada Estadual

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-governador, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na política e na história do nosso estado.

Siqueira Campos foi uma figura emblemática, um líder carismático, um defensor dos interesses do povo tocantinense. Ao longo de sua vida, deixou um legado de trabalho incansável e comprometimento com o desenvolvimento do Tocantins. Sempre foi um exemplo para mim.

Siqueira foi o primeiro governador do Tocantins. Durante suas gestões, implementou importantes projetos e políticas públicas, buscando sempre o progresso e o bem-estar da população. Sua postura visionária ajudou a moldar a trajetória do estado e o caminho para o futuro.

Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos era conhecido por sua proximidade com o povo. Sua capacidade de ouvir as demandas da população foram características marcantes de sua liderança.

Durante toda a minha vida, acompanhando meu pai, João Ribeiro, presenciei a história desse guerreiro e sonhador. O amor de Siqueira Campos pelo Tocantins, sempre me traz a lembrança do meu pai, pois sempre uniram forças, para trabalharem juntos e fazer do Tocantins o que se tornou hoje, uma referência para o Brasil. Agora, voltarão a estarem juntos, desta vez, ao lado de Deus.

Neste momento de luto, presto minhas condolências à família Siqueira Campos e a todos os tocantinenses. Que encontrem conforto nas lembranças e na certeza de que seu legado permanecerá vivo em cada conquista alcançada pelo Tocantins.

Josmundo Vila Nova – Vereador de Palmas

“Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do grande líder tocantinense José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos de idade.

Siqueira Campos dedicou parte de sua vida ao povo tocantinense, ocupando um importante papel na criação do Estado do Tocantins. Eleito o primeiro governador do Tocantins, ele nos deixa um legado de amor pelo povo tocantinense e luta, determinação e sacrifício pelo nosso Estado.

Siqueira Campos será lembrado como peça fundamental na história da emancipação e do desenvolvimento do Estado mais jovem do país, que hoje se encontra em luto por esta grande perda”.

Vicentinho Júnior – Deputado Federal

Hoje, com profunda tristeza nos despedimos do governador José Wilson Siqueira Campos. Referência para todos nós tocantinenses, deixou um legado inestimável em nossos corações e na história do Tocantins. Foi deputado constituinte e lutou bravamente para dar voz e vez ao povo do então esquecido Norte Goiano.

Sua coragem e determinação fez com que o seu sonho, e de muitos ao seu lado, se tornasse realidade com a criação do Estado do Tocantins. Sua mente visionária fez do extremo Cerrado lugar à nossa Capital. Enquanto governador, dentre muitos feitos criou o Pioneiros Mirins, um programa que ecoa carinho e saudosismo.

As lágrimas da despedida carregam a gratidão pela oportunidade de poder chamá-lo de amigo. Amizade está herdada dos meus pais que foi construída com muito carinho e dedicação. No último ano fui surpreendido com a sua declaração de apoio e voto. Declaração esta que com imensa felicidade será eternizada em nossos corações, uma vez que nos inspirou não apenas como líder, mas também como ser humano.

Que possamos honrar sua memória e continuar construindo um Tocantins cada vez melhor. Consternados solidarizamo-nos com os filhos, Eduardo, Regina, Telma, Stela, Ulemar, Siqueira Júnior, Alexandre, Francisco Henrique e Pedro Siqueira. Dona Mariluce, sua amada esposa e todos os tocantinenses. Descanse em paz nosso eterno, Siquerido!

Ricardo Ayres – Deputado Federal 

É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente.

Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins em 1988, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a região, trazendo oportunidades para seus moradores e tantos brasileiros que para cá vieram em busca de oportunidade. Seu pioneirismo e seu empenho incansável, às vezes incompreendido pela tenacidade e determinação, deixaram um legado duradouro para as futuras gerações.

Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos será lembrado por sua liderança carismática, sua habilidade em unir pessoas e sua paixão inabalável pelo bem-estar de seu povo. Ele sempre foi um defensor incansável dos direitos e interesses do Tocantins e lutou para garantir um futuro próspero e promissor para todos. Além do Tocantins, uma luta que foi por outros líderes também compartilhada, a criação de Palmas emprestou a sua marca mais relevante, cidade planejada e moderna que, para além de cartão postal do nosso Estado, serviu para unir todas aquelas cidades que reivindicavam a condição de capital tocantinense.

Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Siqueira Campos. Que encontrem consolo e força para superar essa perda irreparável. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras a continuarem a luta por um Tocantins melhor. Morre, sem sombra de dúvidas, o maior líder da história tocantinense, a quem a história prestará mais homenagens pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas. Palmas para Siqueira Campos.

Que a memória de Siqueira Campos seja honrada e que seu exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público continue a guiar os rumos do Tocantins. Descanse em paz, eterno governador Siqueira Campos.

Antônio Andrade – Deputado Federal

Com profundo pesar, recebi agora a notícia do falecimento do meu amigo e ex-governador Siqueira Campos.

Um líder nato, um político visionário que sempre demostrou liderança e comprometimento com o desenvolvimento do nosso Estado.

Com muita luta e determinação, na Constituinte de 88, o eterno Governador foi pioneiro da concepção do estado do Tocantins, se tornando uma figura emblemática, respeitada e admirada pela sua visão de futuro.

Siqueira Campos ficará marcado nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam.

Siqueira escreveu seu nome na história, e além de ter criado o Estado, planejou e fundou a capital Palmas.

O Tocantins perde uma de suas maiores referências, sendo um exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza.

Com certeza, será eternizado na história e na vida do povo tocantinense, pelo seu exemplo de integridade e dedicação ao serviço publico.

Muito obrigado por realizar o sonho de todos os tocantinenses!

Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.

Ronaldo Dimas – Ex-prefeito de Araguaína e ex-deputado federal

Ronaldo Dimas – Nota de pesar pelo falecimento de José Wilson Siqueira Campos

Com muita tristeza, recebi a informação do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, maior responsável pela consolidação da luta de criação do Tocantins e figura política mais importante do nosso Estado.

Visionário, Siqueira chegou no antigo Norte goiano na década de 1960, em Colinas do Sul, hoje Colina do Tocantins. Lá, ele fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins, retomando uma luta muito antiga do histórico Joaquim Teotônio Segurado, ainda nos anos 1800. Siqueira foi vereador na cidade de 1965 a 1969 e presidente da Câmara em 1966. O destaque na política o impulsionou para a carreira em Brasília, onde foi deputado federal por quatro mandatos: 1971-1975, 1975-1979, 1979-1983 e deputado federal constituinte 1987-1988.

Na Assembleia Nacional Constituinte, Siqueira Campos protagonizou a luta pela emancipação do chamado Norte Goiano. Ele chegou a fazer greve de fome de 98 horas pela criação do Tocantins. A então região viveu séculos de isolamento e chegou a ser conhecida como “Corredor da Miséria” no Brasil. Depois de muita luta e articulação política, o resultado: Siqueira foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigindo e encaminhando a fusão de emendas, depois conhecida como Emenda Siqueira Campos. Aprovada, ela deu origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Todos nós que tivemos a chance de viver e de construir as nossas vidas no Tocantins devemos a Siqueira Campos. Ele liderou um sonho e concretizou.

Após a criação do Estado, Siqueira Campos governou o Estado por quatro vezes. Suas gestões foram responsáveis por transformar e modificar completamente a vida na região. Antes corredor da miséria, somos um Estado que teve anos de prosperidade.

Eu, particularmente, também devo a Siqueira Campos. Em 2002, ele me incentivou a ingressar na política, com a minha candidatura bem sucedida a deputado federal. Depois, em 2006, tive a enorme honra de ser o candidato a vice-governador de Siqueira. Uma campanha dura, complicada, mas que foi sim reconhecida pelo povo do Tocantins alcançando quase 47% dos votos válidos.

Em 2011, Siqueira, que havia voltado ao comando do Palácio Araguaia pelos braços do povo após vencer a eleição de 2010, me convidou para ser secretário estadual das Cidades, cargo que tive a honra de exercer com muita lealdade e, admito, ampliou toda as minhas bases para que transformação de Araguaína iniciada em 2013 pudesse ser começada.

Hoje, com 94 anos, Siqueira se foi depois de dedicar a vida ao Tocantins. Expresso, de coração, os meus mais sinceros votos de força nesse momento de dor de familiares, amigos e admiradores.

Em vida, Siqueira fez história e, nós, temos o orgulho de ter usufruído de toda a sua construção.

Professor Fábio Vaz – Secretário de Estado da Educação

É com imenso pesar que o Secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, recebeu a triste notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos.

O eterno Governador foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, que desempenhou um papel fundamental para a criação do Estado do Tocantins em 1988. Como primeiro Governador do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, exercendo o cargo por quatro mandatos.

Além de sua liderança política, Siqueira Campos foi um defensor incansável da educação e um grande promotor de programas de inclusão social. Por meio do seu programa emblemático, os Pioneiros Mirins, ele proporcionou oportunidades educacionais a crianças em todo o Estado, incentivando seu desenvolvimento e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.Sua visão progressista também se estendeu à infraestrutura do Tocantins.

Sob sua gestão, foram realizadas grandes obras, que deixaram um legado significativo para todos os habitantes do Estado. Sua dedicação incansável ao progresso e bem-estar do povo tocantinense será sempre lembrada.

Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável.

Que o legado de José Wilson Siqueira Campos seja um exemplo de liderança, coragem e dedicação, inspirando as futuras gerações a continuarem lutando pelos ideais de progresso, educação e inclusão.

Marcus Marcelo Barros – Deputado Estadual

É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4, após várias internações e infecção generalizada.

Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. Foi vereador, deputado federal, governador e senador da República.

Como deputado federal, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregue ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.

Siqueira deixa seis filhos: José Wilson Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina. O Tocantins perde um grande estadista e símbolo maior do nosso estado. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e a todos os tocantinenses e manifesto minhas sinceras condolências.

Moisemar Marinho – Deputado Estadual

Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, decorrente de uma infecção pulmonar.

A história do eterno Siqueira Campos na política é digna de todo respeito e conhecimento. Pois contribuiu para emancipação e criação do nosso querido Estado, e posteriormente também a criação da nossa capital.

Ocupou mandatos distintos (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014), e foi um grande contribuinte político e social para a história do país.

Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte todos os familiares e amigos, que tenham forças para superar a perda.

Valdemar Júnior – Deputado Estadual

Hoje é um dia que entristece a todos nós, o Tocantins está em luto, com a partida do governador, José Wilson Siqueira Campos, um líder habilidoso e dedicado ao seu Estado, que deixa uma trajetória de vida pública marcada pela determinação, coragem e espírito de luta.

Siqueira Campos foi um grande estadista. Ele foi uma das maiores lideranças da região Norte do país, que deixou sua passagem marcada no cenário político e na história do Tocantins e do Brasil.

Meus sentimentos e solidariedade à dona Mariluce, aos filhos, em especial ao meu amigo Eduardo Siqueira, aos familiares, amigos e a todos os tocantinenses, como eu, que o admiravam. Que Deus possa confortar o coração de todos.

Vereador Folha – Presidente da Câmara Municipal de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4) aos 94 anos. Em nome de seu presidente, vereador Folha, e de todos os seus parlamentares, esta Casa de Leis expressa seu mais sincero sentimento de solidariedade e condolências à família, amigos e admiradores de nosso eterno governador.

Siqueira Campos deixa um legado inestimável para o povo tocantinense. Como lembra o presidente Folha, a sua luta pela criação do Tocantins deu oportunidade para que muitos jovens buscassem um futuro melhor no mais novo estado do Brasil. “Hoje é um dia de grande tristeza para todos nós. Siqueira Campos lutou muito pelo Tocantins, estado que se desenvolveu de forma promissora, dando oportunidades para que jovens como eu pudessem contribuir com a gestão pública. A sua atuação merece os nossos aplausos e reconhecimento”, enfatizou o presidente.

Como agricultor, pecuarista e empresário, Siqueira Campos iniciou sua carreira política como vereador e conquistou cinco mandatos como deputado federal por Goiás. Um marco em sua trajetória como parlamentar ocorreu durante a Constituinte de 1988, quando protagonizou uma greve de fome, visando sensibilizar seus pares pelo desmembramento do então Norte de Goiás. Obtendo sucesso em seu objetivo, ele deixou a Câmara Federal para assumir o cargo de primeiro governador do Tocantins em 1° de janeiro de 1989.

Desde então, Siqueira Campos ocupou o cargo de governador do Tocantins em diferentes momentos, vindo ainda a ocupar uma vaga como senador suplente em 2019. No entanto, foi a sua determinação para a criação de Palmas em 20 de maio de 1989 que possibilitou a existência da Câmara Municipal e permitiu que esta Casa escrevesse sua própria história.

Neste momento de luto e despedida, deixamos registrado o nosso reconhecimento e gratidão pelo legado deixado por Siqueira Campos.

Que Deus conforte os corações de toda a sua família e amigos.

Diretoria AUDIFISCO – Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins

Manifestamos profunda tristeza e lamentação pelo falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história do Estado e dos tocantinenses.

Siqueira Campos, ao longo de sua trajetória política, demonstrou um comprometimento inabalável com a causa de seu estado e de seu povo.

Com visão empreendedora e dedicação incansável, foi um dos protagonistas na luta pela emancipação do Tocantins, que se concretizou em 1988, tornando-se o mais jovem estado brasileiro.

Neste momento de luto, recordamos sua liderança, sua visão de futuro e seu compromisso inabalável com a população tocantinense. Seu exemplo de dedicação e amor à sua terra natal inspirou inúmeras gerações e continuará a inspirar por muitos anos.

Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande homem!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias