AXIXÁ: Em entrevista, Auri detona Damião Castro e define prefeito como “Chefe de quadrilha”

BICO

3911

O ex-prefeito de Axixá e ex-presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio, Auri-Wulange Ribeiro Jorge, em entrevista ao webjornal Folha do Bico falou dos últimos acontecimentos políticos no estado e exaltou os feitos de sua gestão, sem poupar críticas à administração do atual prefeito de Axixá Damião Castro (MDB), a quem ele chamou de “chefe de quadrilha”. O ex-gestor elogiou a administração Mauro Carlesse (DEM) e falou do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

Auri ressaltou também os avanços alcançados durante a gestão estadual, disse que algumas das medidas tomadas são impopulares, mas necessárias para o bom andamento da máquina pública, mas deixou claro que os efeitos positivos serão sentidos não só nesse gestão, mas também em futuras administrações.

Quanto aos empréstimos que estão na iminência de serem liberados, Auri afirmou que serão essenciais para alavancar a economia tocantinense, gerando emprego e renda ao povo do Tocantins especialmente da região do Bico.

Sobre Claudinei Quaresmin, Auri não poupou elogios, disse se tratar de um homem íntegro, com visão de futuro e que vem ajudando muito Carlesse a implantar mediadas austeras no estado.

Confira a entrevista

FOLHA DO BICO – Qual a sua avaliação sobre o governo Carlesse?

AURI – Os avanços já alcançados nessa gestão podem ser notados quando melhorou a nota do Estado no STN possibilitando a liberação de recursos, além de avanços na produção do pescado com a isenção do ICMS, o que vai gerar mais empregos, girando a economia do Estado e proporcionando uma melhor condição de vida para os tocantinenses. Outras medidas que foram tomadas talvez não surja um efeito ainda nesse mandato, mas com certeza virão em gestões futuras. A redução da máquina pública com demissão de 50% dos comissionados, o congelamento das progressões, que é uma medida impopular, mas necessária, trará um melhor fôlego fiscal, são medidas que no primeiro momento dizem, mas que traz a cura.

FOLHA DO BICO – O senhor falou dos recursos que virão com a melhora da nota do Estado no STN. O que o senhor espera desses recursos?

AURI – O melhor possível. Esses recursos bem aplicados trarão um benefício enorme para o Tocantins, ajudarão em várias obras estruturantes, gerando empregos, facilitando o escoamento da produção gerando receita, e, consequentemente, melhorando a economia do Estado. As prefeituras necessitam por demais desses investimentos, especialmente as do bico do papagaio. Não consigo compreender gente que ainda torce contra, querendo de toda forma que o empréstimo não saia, na torcida do quanto pior melhor. Isso não é bom o Estado, essas pessoas têm que saber que a eleição acabou, e agora é hora de unirmos as forças pelo bem do Tocantins.

FOLHA DO BICO – Recentemente o governo sofreu uma baixa importante em seu quadro de secretários. Renato Assunção, tido como um dos melhores dentre os secretários pediu demissão, o que senhor diz sobre isso?

AURI – Olha! A saída do Renato foi uma surpresa para todos. O governador tem grande estima pela pessoa do Renato, um homem muito competente na área, a sua saída foi um choque para todos. Agora, eu não acredito em pressão por parte de ninguém do governo, eu não sei os motivos, mas o Renato deve ter um que justifique o pedido de demissão. Quanto ao Quaresmin, de igual modo competente, um homem honesto, simples e merece todo nosso respeito. Claudinei trás na bagagem uma grande experiência em gestão e isso tem ajudado a equipe do governo em implantar medidas austeras importantes para o desenvolvimento do estado e bom andamento da máquina pública.

FOLHA DO BICO – Como o senhor avalia a gestão do atual prefeito de Axixá?

AURI – É uma gestão fraca, até o presente momento não fez nada para melhorar a qualidade de vida dos axixaenses. Isso fez nascer um sentimento na população de revolta contra a atual gestão. Em razão disso, em virtude do ritmo de obras em minha administração, nos credencia a concorrer às eleições. A voz das ruas já diz isso, e já não quer mais a gestão do prefeito “tiquin”, faz um tiquin de bloquete aqui, um tiquin de bloquete ali. Além disso, a atual gestão está inundada em corrupção, se tem notícia de que pessoas ligadas à ele faz agiotagem com dinheiro público, uma verdadeira quadrilha instaurada no Paço Municipal. Tentou diminuir os salários dos professores avançando contra os direitos dos servidores da educação. Tem notícias que existem tantos servidores fantasmas na prefeitura de Axixa que faz da operação Cartasse brincadeira de criança. Damião Castro se transformou em um verdadeiro guru para alguns políticos da região do Bico, que buscam nele informações de como fraudar uma licitação e esquentar notas frias sem ser detectados pelos órgãos de controle e fiscalização.

- Publicidade -