- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 07 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AXIXÁ: MPF manifesta por manutenção de sentença que cassou diploma de Auri e Zé Limão

Mais Lidas

O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins, manifestou-se ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) pela manutenção da sentença proferida pelo juízo da 11ª Zona Eleitoral que cassou os diplomas do atual prefeito e vice de Axixá do Tocantins, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (Dr. Auri) e José Oliveira da Silva (Zé Limão). A sentença da Justiça Eleitoral em primeira instância é consequência de ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo também candidato Ruidiard de Sousa Brito, na qual são expostas as acusações de abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2012. Irresignados com a sentença condenatória, Dr. Auri e Zé Limão recorreram ao TRE-TO.

A manifestação ministerial aborda as alegações dos recorrentes que buscam a reforma da sentença de primeiro grau. Em relação às diversas hipóteses para anular a sentença, a PRE/TO afirma que as fundamentações do juízo eleitoral são idôneas para o cumprimento da exigência constitucional da motivação das decisões judiciais, e que o magistrado não está obrigado a rebater, um a um, os argumentos trazidos pelos recorrentes, desde que os fundamentos utilizados tenham sido suficientes para embasar a decisão.

Em relação à suspeição de provas testemunhais, também alegadas pelos recorrentes, a PRE/TO afirma que, mesmo se ouvidas testemunhas impedidas ou suspeitas durante o processo em razão de necessidade, o juiz atribuirá a estes depoimentos o valor que possam merecer. Quanto às provas documentais trazidas com a ação de investigação, que segundo os recorrentes não se prestam para embasar a decisão do juiz por serem gravações ambientais realizadas sem o conhecimento de uma das partes, a manifestação considera que deve prevalecer o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral da possibilidade de se utilizar gravação ambiental realizada por um dos interlocutores como prova de irregularidades eleitorais como a compra de votos.

Quanto ao abuso de poder econômico ou político, a manifestação aponta que o direito eleitoral tem como objetivo garantir a normalidade e a legitimidade das eleições, a fim de tornar equilibrada a escolha dos candidatos. No caso em questão, são apresentadas provas de realização de festa de aniversário do candidato aberta a todos os moradores da cidade, distribuição de camisetas considerada relevante para influenciar o eleitorado, transporte gratuito de eleitores e aliciamento de candidato.

A captação ilícita de sufrágio também é ressaltada na manifestação da PRE/TO, que aponta trecho da sentença de primeiro grau com testemunhos de eleitores que receberam ofertas de vantagens e dinheiro por parte do então candidato Dr. Auri em troca de votos. Auri e Zé Limão estão inelegíveis por oito anos, com fundamento no artigo 1º, “h” e “j” da Lei Complementar 64/90. (ASCOM/MPF)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

18 Comentários

  1. Isso e apenas uma recomendação MPE (ministério publico Eleitoral) o processo ainda vai se jugado, a função da promotoria e acusar, cabe aos desembargadores do tocantins aceita a acusação. O mérito do processo vai se jugado, e como todas as outras vezes vai se inocentado, Auri e prefeito de Axixá 4 anos, e com certeza vai se reeleito por mais 4 anos. Nos primeiros 3 meses de administração a mudança e clara, funcionários recebendo seus respectivos salários em dias e muitas vezes antecipado, Reforma completa da Av. Vila Nova, que iniciara na próxima semana, local adequado para as cozinheiras que ficavam exposta ao lado de uma avenida correndo risco, reestruturação da frota do município, que foi entreguei sucateada. Nos 3 meses de administração o atual prefeito fez mais do que o ex- prefeito, isso e fato.

  2. Informe aos desavisados: O fato da PRE pedir a confirmação da ação contra o prefeito Auri não é indicativo de que o tribunal vá acolher, isso é apenas uma sugestão. A promotoria já chegou a pedir o afastamento do Rui e o juiz não acatou, Só pra lembrar.

  3. os apaixonados de axixa vcs querem este bilhoso volta
    de novo rapariqueiro , velhaco pedofolo , dr: auri 03 meses de adiministaçao ja fez oque o brilhoso em 04 anos nao fez , pagou varias lojas em imperatriz que este peste ficou devendo , vao trabalha deixe ,o dr: auri trabalha em paz .

  4. gente brilhoso nao paga o povo o dinheiro dele so da para compra apartamento em araguina e goniania , tem mas de 200 funcionarios que estao 05 meses sem receber seu salario comquistado com muito suor .vcs baboes querem que este brilhoso volte , e porque nao tem amor por axixa.

  5. estão querendo q o antigo prefeito volte é, o povinho que gosta de sofrer, gente tirem essa venda dos olhos, o Dr AURI esta sendo um bom prefeito, o que o Ruidiar não fez em 4 anos o Auri já fez em 4 meses, acorda Axixá, esse RUI nao tem mais nada pra fazer na prefeitura não, ah não ser rouba mais só isso

  6. Kaolha, vc têm inveja de Regis Melos.

    O prefeito de Itaguatins, ha pouco tempo de administração, vem conduzindo, de forma transparênte, dentro dos padrões, com grande desafios,
    desenvolver um grande trabalho para Itaguatins. Noentanto, ÁS coisas não
    acontece da noite para o dia, devemos acreditar em Regis, se ELE não conseguir, não existe outro, Então TRAZEMOS DE VOLTA O Sr. VENTURA. esse sim, PACIÊNTE.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias