A Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC) com o apoio da Polícia Militar, concluiu na manhã desta sexta-feira, 18, uma operação de fiscalização no trânsito de vegetais que foi iniciada na última quarta-feira, 16, em municípios da região norte do Estado. Durante os três dias foram abordados cerca de 150 veículos, sendo que um destes foi autuado por transitar sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
As blitzs da Adapec aconteceram nos municípios Aguiarnópolis, São Miguel e Araguatins e segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal, Lidiana Lira, o resultado das abordagens no trânsito de vegetais foi avaliado como positivo. “Aproveitamos as blitzs para além da fiscalização, também orientar os condutores sobre as normas do trânsito de vegetais, a fim de continuarmos protegendo o patrimônio fitossanitário no Tocantins,” disse Lidiana.
Na operação, os inspetores e fiscais de defesa agropecuária das Regionais da Adapec de Araguaína e Araguatins verificaram cargas de vegetais, documentações de produtos que possuem restrições quarentenárias como citrus e banana, entre outros. Os motoristas que transportavam cargas de vegetais receberam orientações sobre a legislação de trânsito de vegetais.