- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BREJO GRANDE DO ARAGUAIA: Emater e Prefeitura entregam Feira dos Agricultores do Assentamento Canaã

Mais Lidas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura Municipal de Brejo Grande do Araguaia entregara, na quinta-feira (9), a Feira dos Agricultores do Assentamento Canaã, no município de Brejo Grande do Araguaia, na região de Carajás, no Pará.

A solenidade reuniu autoridades, políticos, representantes da Emater e lideranças comunitárias. Entre os principais produtos da agricultura familiar a serem comercializado estão animais vivos e abatidos (galinha caipira, pato e peixes); cereais (feijão, amendoim e milho); frutas naturais e beneficiadas (acerola, goiaba, cupuaçu, manga, bacaba, açaí, graviola, cajá e caju), e ainda cheiro-verde, alface, pepino, quiabo, maxixe, cebola, tomate, pimentas, macaxeira, farinha e demais derivados da mandioca, como tapioca, tucupi e puba.

“A entrega da feira é importante para os produtores locais por conta do escoamento da produção”, frisou o chefe do Escritório Local (Esloc) da Emater de Brejo Grande do Araguaia,  Abraão da Gama Lima, que é médico veterinário.

“A gente se sente satisfeito em poder atender a comunidade beneficiada, que além desta ação tem recebido outros serviços de assistência técnica e extensão rural como compras públicas, regularização ambiental, acesso ao crédito rural e cursos de instruções de manejo”, acrescentou Abraão Lima.

A comunidade do Assentamento Canaã é um exemplo do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) continuada como propõe o Regional de Marabá que tem o Esloc de Brejo Grande do Araguaia sob sua jurisdição. “A intenção é que possamos oferecer à comunidade do Assentamento Canaã um serviço de assessoria de um ano ou mais que inicia com o primeiro contato, depois as visitas, em seguida um diagnóstico da comunidade, e assim propor as capacitações, o acesso às diversas políticas públicas, como crédito rural. É uma Ater contínua e permanente”, explicou o supervisor da Regional Marabá e engenheiro florestal, Fernando Araújo.

A Feira dos Agricultores do Assentamento Canaã tem 20 feirantes cadastrados, entre eles a agricultora familiar, Joveline Marques Ramos, 39, foi a idealizadora do projeto e buscou junto a Emater apoio para a realização da Feira dos Agricultores. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Somos gratos a Emater e a prefeitura por tornarem realidade o nosso sonho. A feira abre oportunidade de venda da nossa produção. Aqui vou comercializar macaxeira, pimenta e tambaqui”, contou.

No processo de consolidação da Feira a Prefeitura dará apoio ao projeto. Será oferecido por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) um curso sobre custo de produção, margens de lucro (preços), mercado e atendimento aos feirantes. “O objetivo é melhorar a renda, contribuir com o desenvolvimento regional, e, sobretudo a melhoria das condições de vida das pessoas”, destacou o vereador, Manoel Valdimiro Jardim Martins.

A Feira dos Agricultores do Assentamento Canaã, no município de Brejo Grande do Araguaia, vai funcionar toda quinta-feira, a partir das 7h até às 17h. (Sarah Mendes)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias