- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 24 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BREJO GRANDE: EMATER promove curso sobre o manejo de produtivo de peixes

Mais Lidas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER PARÁ), através do Escritório Local de Brejo Grande do Araguaia, promoveu no dia 31 de agosto, um Curso sobre manejo produtivo de peixes. Local: Chácara Deus Dará (parte prática) e Bar da Jô (parte teórica) na Vicinal 1 – Comunidade do Posto Fiscal – Projeto de Assentamento Canaã. Participou 25 (vinte e cinco) participantes entre piscicultores/as, agricultores/as e autoridades. A capacitação aconteceu das 08:00 às 18:00 horas, totalizando uma carga horária de 08 horas. O evento contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Brejo Grande do Araguaia, Prefeito Jesualdo Nunes Gomes, Secretaria Municipal de Produção, Secretário Elpídio Farias da Silva.

A Prefeitura tem um acordo de cooperação técnica que garante o a cessão do prédio onde funciona o escritório, internet, água, energia elétrica, manutenção de veículos, cota de combustível e cessão de dois servidores/as. O Prefeito Jesualdo Nunes Gomes acompanhado do seu chefe de gabinete Arlindo de Souza Alecrim “parabenizo pela realização do evento e reafirmo nosso compromisso com a agricultura familiar e em parceria com a EMATER PARÁ” afirmou o Prefeito.

Outra instituição parceira é o Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins que disponibilizou o professor Diego Rene Sens que é zootecnista, com mestrado e doutorado em ciência animal tropical com ênfase em piscicultura para ser palestrante curso, que serão abordados os seguintes temas: introdução a psicultura, noções básica sobre legislação ambiental, escolha do local para instalação dos viveiros, planejamento da construção e manejo de viveiros, características anatômicas dos peixes, espécies, monitoramento e controle sanitário, manejo alimentar, despesca e aspectos econômicos.

O Projeto de Assentamento Canaã os/as pequenos/as agricultores/as cultivam e criam uma diversidade: mandioca, feijão, milho, amendoim, hortaliças, galinhas caipiras, suíno. E pretendem potencializar a psicultura (criação de peixes da espécie tambaqui em cativeiro). É caso da agricultora familiar Joveline Marques “Jô” que nos relata um pouco da sua experiência “há um ano iniciei a criação de tambaqui, também comprei tambatinga, e temos um pesque e pague, não tinha experiência, quebrei a cara, espero que este curso venha somar, estou ansiosa para tirar dúvidas”

A EMATER – PARÁ em Brejo Grande do Araguaia tem a seguinte equipe: médico veterinário Abraão da Gama Lima (Coordenador), o técnico em agropecuária Mauricio Lima Kavalerski, a técnica social Maria de Fátima Monteiro Sousa, a auxiliar administrativo Myrla Barreto Chaves de Araújo. Cedidos pela Prefeitura um técnico em agropecuária Edinei Pereira e uma agente de serviços gerais Ilza Pereira.

O médico veterinário Abraão da Gama Lima Coordenador Local da EMATER – PARÁ em Brejo Grande do Araguaia falou do objetivo da capacitação “na realidade o que pretendemos é o fortalecimento das ações de assistência técnica por parte da Emater, levando conhecimento aos nossos agricultores familiares, para que através do conhecimento em psicultura possam obter renda e produzir alimentos.”

Para o Supervisor da EMATER – PARÁ Regional Marabá o engenheiro florestal Fernando Araújo informou “a piscicultura é uma atividade rentável muita apropriada para agricultura familiar, contribui diretamente na alimentação e na geração de renda. Segundo o Anuário Peixe BR 2023 de 2015 a 2022 a piscultura teve um crescimento de 40% no Brasil, daí a importância dessa cadeia produtiva para a agricultura familiar.”.

A piscicultura é uma atividade milenar com destaque em diversas regiões do mundo. No Brasil, a produção de peixes, ou piscicultura, tem apresentado um grande crescimento com destaque para a tilápia e alguns peixes nativos como o tambaqui, o pacu e mais recentemente, o pintado e o pirarucu.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias