- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 17 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com inauguração da UBS da Vila Azul, Wagner chega a 7 unidades entregues em menos de 2 anos em Araguaína

Mais Lidas

Os moradores da Vila Azul já podem contar com uma nova unidade básica de saúde mais perto de suas casas. A UBS Dra. Esmeralda Medrado foi inaugurada no último dia 5 pelo prefeito Wagner Rodrigues, com a presença de servidores, vereadores e a comunidade local. Com essa, a Gestão Municipal chega a sete unidades entregues em menos de dois anos, sendo três novas construídas e quatro reconstruídas.
 
A UBS atenderá os moradores da Vila Azul I e II e mais 25 chácaras da região, totalizando cerca de 3.650 pessoas. Ainda terá uma Equipe de Saúde da Família e seis Agentes Comunitários de Saúde para atendimentos domiciliares. Para a moradora Maria de Fátima Gonçalves, que reside no Setor Vila Azul há 12 anos, a UBS vai proporcionar mais comodidade. “Uma benção poder ter essa UBS perto de casa, agora vou poder marcar consultas e pegar meus medicamentos sem se preocupar”, disse.
 
Durante a inauguração, o prefeito Wagner Rodrigues ressaltou a importância do atendimento humanizado para todos os moradores. “Qualquer pessoa que entrar por essa unidade ou qualquer outra da nossa cidade deverá ser atendido da melhor forma, porque só vem para uma unidade de saúde quem precisa. Então profissionais e servidores, vamos acolher com carinho cada morador que aqui passar”.
 
Espaço completo e acessível
A nova UBS está localizada na Rua 9 e oferece para a população uma estrutura moderna, acessível e sustentável. Os banheiros e pisos (interno e externo) são adaptados para pessoas com deficiência e o estacionamento próprio da unidade possui vagas exclusivas para idosos e deficientes.
 
Para o atendimento ao público, a unidade conta ainda com um consultório odontológico, três consultórios médicos, farmácia, salas de procedimentos, de atividade coletiva, de vacinas, de triagem, além de áreas de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa e outros espaços administrativos. Todas as salas e os ambientes de circulação de pessoas são climatizados.
 
Sustentabilidade e segurança
Uma característica de destaque da UBS da Vila Azul é o investimento no sistema de captação da água da chuva, que é armazenada em um reservatório e pode ser reutilizada nas atividades de limpeza da unidade, garantindo mais sustentabilidade e gerando economia de recursos para o Município.
 
O espaço também preza pela segurança, com cerca elétrica e concertina em toda a extensão do muro e sistema de vídeo monitoramento.
 
Investimentos que não param
Ainda neste ano, a Prefeitura de Araguaína vai entregar mais uma nova UBS no Setor Araguaína Sul 2, além de concluir a da Vila Aliança e do Nova Araguaína. Em 2022, a gestão inaugurou as UBS Luciane Ponciano (Distrito Novo Horizonte) e Dr. César Delgado (Setor Tereza Hilário), além de ter reestruturado e entregue as unidades Albeny Soares (Couto Magalhães), Avany Galdino (Bairro São João), Manoel dos Reis, (Jardim das Flores) e a do Bairro de Fátima.
 
Homenagem merecida
A UBS da Vila Azul leva o nome da médica anestesiologista Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, uma das pioneiras no Tocantins. Ela atuou pela criação do primeiro serviço de residência médica do Estado em Araguaína e projetou o Tocantins no cenário brasileiro de anestesia.
 
Natural de Salvador (BA), Dra. Esmeralda veio para Araguaína em 1982 com o também médico e marido, Dr. Eduardo Medrado. Na cidade, trabalhou nos hospitais Dom Orione e Regional, e teve papel importante na estruturação das condições de trabalho e valorização da categoria médica. A Dra. Esmeralda faleceu aos 72 anos, em 6 de agosto de 2020.
 
“Uma linda homenagem que marca a trajetória de minha mãe que tanto atuou com amor e dedicação na saúde de Araguaína”, agradeceu a médica, Elena Medrado, filha da homenageada.
 
Entrega de dois ônibus para a Educação
Também na quarta-feira, 5, durante a entrega da UBS, a gestão Wagner Rodrigues entregou dois ônibus à Secretaria Municipal de Educação. Os veículos foram adquiridos com recursos do Município no valor de R$ 830 mil reais.
 
Os ônibus são equipados com itens de segurança, como cintos em todos os assentos, câmeras de balizamento, limitador de velocidade, dentre outros, além de possuírem a capacidade de transportar um maior número de alunos de uma só vez, o que reduzirá o tempo de espera e o tempo no deslocamento até a unidade de ensino.
 
“Essas novas ferramentas de acesso à educação darão um salto de qualidade, oferecendo mais segurança, conforto e eficiência no deslocamento dos alunos”, disse a secretária da pasta, Elisângela Silva.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias