- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conferências Municipais de Cultura em Aguiarnópolis e Angico analisam momento cultural e melhorias no setor

Mais Lidas

Os municípios de Angico e Aguiarnópolis realizaram, ao longo da semana, suas primeiras Conferências Municipais de Cultura, com participação de servidores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que realiza a etapa estadual no mês de dezembro. Com programação aberta ao público, o foco das conferências está nos fazedores de cultura de cada município, em seus gestores e na sociedade em geral, sendo uma oportunidade para analisar o momento cultural das cidades, além de possibilitar proposições que podem trazer o avanço e provocar a melhoria no setor.

Angico realiza sua conferência nesta sexta-feira, 27, e Aguiarnópolis, sexta e sábado dias 27 e 28 de outubro.

Representando a Secult nos eventos, estão os servidores Doralice Mota, Suane Ferreira e Jucelino Oliveira, este último ministrará nos municípios de Angico e Aguarnópolis palestras sobre os seis eixos temáticos determinados pelo Ministério da Cultura (MinC), além de tratar de outros tópicos voltados para o setor.

“A Secult participa das conferências municipais para divulgar a 4ª Conferência Nacional de Cultura e a Lei Paulo Gustavo; conversar com agentes e produtores culturais com o intuito de tirar dúvidas sobre este evento e a lei, que já está com os editais lançados”, frisou Jucelino.

Segundo a gerente do Planejamento, Fomento e Parcerias Culturais, Suane Ferreira, a presença dos técnicos da Secult nas conferências municipais demonstra o compromisso, a seriedade e o respeito com a comunidade artística e cultural. “Enquanto técnica, sinto-me imensamente grata em poder contribuir, ouvir os anseios dessas comunidades, colaborar do planejamento, do fomento, da democratização ao acesso as políticas públicas”. 

Etapa estadual e nacional

As conferências municipais antecedem a 5ª Conferência Estadual de Cultura, marcada para o mês de dezembro, em Palmas, e estas são parte integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que irá ocorrer no período de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília/DF. O objetivo do evento é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação e de forma transversal, com todas as políticas públicas sociais e econômica do Brasil.

As discussões serão realizadas a partir dos eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização de Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias