- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 25 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Defensoria realiza vistorias em Hospitais e Centros de Atenção Psicossocial em Araguatins e Augustinópolis

Mais Lidas

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve nas cidades de Araguatins e Augustinópolis para verificar a estrutura e fluxo de atendimento dos hospitais e nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no intuito de garantir e assegurar uma boa prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As vistorias, realizadas na quarta e quinta-feiras últimas, dias 31 de janeiro e 1º de janeiro, respectivamente, foram realizadas pela equipe do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína.

No primeiro dia de visitas, o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira esteve inicialmente no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), cidade distante 620 km de Palmas, onde foi recebido pela diretora-geral da unidade, Vilma de Almeida, e pelo diretor Administrativo, Marcos Bueno. Ocasião em que informado dos projetos em execução para melhoria no fornecimento do serviço hospitalar, entre eles, a instauração da Casa da Mãe Gestante e Casa de Apoio para acompanhantes.

Conforme o HRA, o projeto Casa da Mãe Gestante consiste em preparar as gestantes para o momento do parto, realizando o acolhimento das genitoras com condições clínicas que indicam a proximidade do parte, mas ainda não alcançam o momento de internação. O espaço funcionará ao lado do Hospital Regional de Augustinópolis e contará com a disponibilização de diversos leitos de acolhimento, bem como com a presença de equipes do Hospital para o acolhimento e monitoramento.

Ainda no Hospital, o Nuamac Araguaína verificou problemas na rede elétrica da unidade, situação que impende, por exemplo, a uso de ares-condicionados em algumas alas. A Diretoria-Geral e Administrativa da unidade hospitalar disse que os aparelhos estão no hospital, porém a rede elétrica da unidade não suporta a instalação, visto que se trata de fiação antiga e que a caixa geral de energia abastece todas as alas.

“Também verificamos a fiação com sinais de queima na cozinha do hospital, o que poderá ocasionar risco iminente de incêndio. Com isso, vamos expedir Recomendações para que os problemas elétricos sejam resolvidos e seja agilizados o processo de instalação da Casa Mãe Gestante”, destacou o defensor público Sandro Ferreira.

Também em Augustinópolis, a equipe do Numac esteve no Caps AD e na Assistência Farmacêutica Municipal. No Caps, onde são atendidas demandas de álcool, drogadição e transtornos psíquicos do município, foi verificada a ausência de profissionais da Psicologia e Psiquiatria. Com isso, a execução dos planos terapêuticos encontra-se suspensa, sem data de retorno. Os atendimentos médicos estão sendo realizados por clínicos, com apoio das unidades básicas. A unidade também passa por reformas.

Diante do que foi detectado, o Núcleo irá oficiar o Município a respeito da ausência de profissionais, requisitando informações sobre o caso e devidas providências para solução.

Araguatins

Já em Araguatins, durante a visita foram avaliadas as estruturas das unidades e discutido os fluxos em abordagem de surtos psicóticos. “Abordamos a importância da atuação coordenada com Corpo de Bombeiros e Hospital Municipal de Araguatins para que haja uma interlocução/alinhamento com o Caps para os casos de pacientes em surto psicótico, após o resgate e atendimento da urgência, quando não encaminhados para referência especializada”, explicou o Coordenador do Nuamac Araguaína.

No Hospital Municipal de Araguatins foram recomendadas melhorias na estrutura física, no âmbito da saúde do trabalho e aprimoramento na regulação de pacientes para o Regional de Augustinópolis e outras unidades. Em conversa com o diretor da unidade, Ilton Reis, foi informado que o Hospital Municipal de Araguatins realiza cirurgias eletivas quinzenalmente, tendo já realizadas mais de 320 cirurgias.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias