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domingo, 19 / maio / 2024

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ESPERANTINA: Escola da Família Agrícola entra em atividade em março

EDUCAÇÃO

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Antiga demanda das comunidades agrícolas do Bico do Papagaio, a Escola da Família Agrícola (EFA) de Esperantina se tornará uma realidade para a educação do Estado. Com o atendimento de 150 alunos em regime de Pedagogia da Alternância, a escola proporcionará uma experiência nova no sistema de ensino-aprendizagem para as famílias que residem em localidades rurais.

De acordo com o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, o início das atividades na Escola da Família Agrícola vai ao encontro das necessidades locais, na região do Bico do Papagaio. “Em Esperantina, a comunidade aguardou cinco anos para que a escola pudesse começar a receber alunos”, completou.

Em Esperantina os professores estão passando pela semana de formação. A expectativa é que as aulas iniciem na próxima semana para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

A Pedagogia da Alternância prevê que os estudantes passem um período na escola em regime de internato, recebendo aulas em tempo integral, aglutinando conhecimentos teóricos e práticos com atividades que visem ao desenvolvimento socioeconômico da região. No caso específico do Tocantins, os estudantes das EFA passam uma semana na escola e outra semana com suas famílias, compartilhando o conhecimento adquirido nas salas de aula, laboratórios e aulas de campo.

Diretor da Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho destacou que a meta com as escolas é fortalecer o ensino do campo, oferecendo educação convencional, aliada a cursos técnicos voltados para as atividades desenvolvidas nas comunidades onde as escolas estão localizadas. “Além de escolarizar os jovens, o objetivo é formá-los profissionalmente com cursos técnicos na área de agroecologia. Queremos preparar essa juventude para desenvolver suas comunidades, regiões e assentamentos”, completou.

Parceria

As Escolas da Família Agrícola são fruto de parcerias entre o Governo do Estado, governo federal e empresas privadas, com o intuito de oferecer um ensino de qualidade, voltado para o desenvolvimento regional, dentro das características de cada comunidade agrícola do Estado. Em Esperantina, a Prefeitura Municipal construiu a estrutura física, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, através de um termo de sessão de uso, repassou o prédio para que uma escola da rede estadual fosse implantada.

Pedagogia da alternância

A Pedagogia da Alternância foi criada na França no início do século XX, em um período de grande êxodo rural, com o intuito de evitar os longos períodos de traslado até as escolas, ou que os estudantes fossem mandados definitivamente para internatos em regiões rurais, ou mesmo urbanas.

No Brasil, a metodologia chegou no final da década de 1960 a quase todos os Estados, principalmente a áreas de difícil acesso do transporte escolar.  Neste modelo de educação, os estudantes têm disciplinas regulares do currículo escolar, além de disciplinas técnicas voltadas às atividades do campo e, no período em que passam em casa, colocam em prática o aprendizado adquirido durante o período de estadia na escola.

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