- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 17 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Farmácia Popular começa a distribuir absorventes no Bico do Papagaio

Mais Lidas

Mais de 15 farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social no Bico do Papagaio. A lista de estabelecimentos credenciados foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS).

Os absorventes são direcionados a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada.

No Bico do Papagaio, os absorventes estão disponíveis em farmácias de:

  • Araguatins: 2
  • Augustinópolis: 2
  • Axixá: 1
  • Darcinópolis: 1
  • Maurilândia: 1
  • Palmeiras: 1
  • Praia Norte: 1
  • Sampaio: 1
  • Sítio Novo: 1
  • Tocantinópolis: 2

Para garantir o benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal com número do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF – e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital – nova versão do aplicativo Conecte SUS – com validade de 180 dias. A aquisição de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal.  As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136. 

O programa Farmácia Popular é uma iniciativa do governo federal que oferece medicamentos e produtos de saúde gratuitos ou com preços reduzidos para a população.

Impacto positivo esperado

A distribuição de absorventes pelo Farmácia Popular é uma medida esperada com impacto positivo para a saúde e a dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os absorventes são itens essenciais para a higiene e o conforto feminino, especialmente durante o período menstrual. A falta de acesso a esses produtos pode causar problemas de saúde, como infecções e alergias, além de impactos psicológicos, como a baixa autoestima.

A distribuição gratuita de absorventes pelo Farmácia Popular pode contribuir para a redução desses problemas, garantindo que as mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a um item básico de higiene e saúde.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias