- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 27 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IMPERATRIZ: Mutirão municipal beneficia moradores com correção de registros civis

Mais Lidas

De uma só vez e em um único local, o comerciante Antônio Muniz dos Reis Neto, de 43 anos, usufruiu gratuitamente de três serviços: vacina contra a gripe e a correção da escrita no Registro de Nascimento dele e do filho de 9 anos. O cidadão foi um dos participantes do Mutirão pela Erradicação do Sub-Registro, realizado na manhã desta terça-feira (14), na Casa do Idoso Feliz, pelo Comitê de Combate ao Sub-registro, liderado pela Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov).

“Meu sobrenome Neto tinha dois ‘Ts’ e um ‘H’, então faz tempo que eu queria corrigir e agora deu certo nesse mutirão. Graças a Deus, também, consegui regularizar o problema na Certidão de Nascimento de meu filho que estava com escrita errada e estou muito feliz”, comemorou Antônio Muniz Neto.

A profissional autônoma Maria Zenira Carvalho comemorou muito a correção de informações em seu Certidão de Casamento, problema que persistia há vários anos.

“Tenho trinta anos de casada e, ainda, estava com a minha identificação de solteira. Colocar o nome de casada na minha identidade fez toda a diferença porque o nome de solteira não estava sendo aceito para tocar a minha empresa, que é uma MEI, Microempreendedor Individual”, disse.

O motorista aposentado Pedro Pessoa, de 71 anos, procurou a Casa do Idoso Feliz para participar da programação interna normalmente, como faz toda semana, e aproveitou o mutirão de atendimentos para colocar a saúde em dia.

“Aproveitei que estavam vacinando contra a gripe e já me imunizei. Gostei muito, foi rápido e ganhei tempo porque não precisarei mais ir ao posto de saúde do meu bairro”, ressaltou o aposentado.

O mutirão é mais um esforço concentrado do comitê, por meio da Segov, que já tem planos para ações idênticas em outros pontos do Município. “A avaliação do evento de hoje é muito positiva. Houve bastante procura em todas as faixas etárias, desde crianças, adolescentes até idosos”, destacou o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Albuquerque.

Os serviços oferecidos foram a 1ª e 2ª vias do Registro Civil, de Casamento, Certidão de Óbito tardio, retificação do nome, entre outras documentações e serviços na área de saúde, como vacinação contra a gripe e testes rápidos de sífilis, além da parte educativa e pedagógica voltada para a orientação da população sobre o combate ao sub-registro.

Eduardo Albuquerque lembrou que vários mutirões já foram realizados e que há planos para a execução de outras ações na zona urbana e rural para atender a demanda que chega diariamente da população. O titular da Segov fez questão de dizer que o movimento para acabar com o sub-registro de nascimento é nacional e Imperatriz abraçou a causa com o apoio de vários parceiros.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias