- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ITUPIRANGA: Cenário político é desfavorável para o prefeito Benjamin Tasca aponta pesquisa Skala

Mais Lidas

Prefeito, Benjamin Tasca

A gestão do prefeito, Benjamin Tasca, no município de Itupiranga, na região de Carajás, no Pará, apareceu avaliada de forma negativa, em pesquisa realizada pelo Instituto Skala.

Quando se trata de questão eleitoral, p levantamento Skala mostra que Benjamin Tasca, seria derrotado hoje, pelo seu principal concorrente, Eider Gomes, irmão do ex-prefeito Adécimo Gomes. Veja os números da pesquisa:

O levantamento foi feito nos dias 15 e 16 de Junho de 2023 por entrevistadores selecionados e treinados pela supervisão de campo,” e contou com a adoção de sistema de amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho, como a seleção de eleitores a serem entrevistados, utilizando-se quotas proporcionais em função das seguintes variáveis: Sexo/Faixa Etária/Nível de Instrução/Renda Familiar e o número de eleitores para cada município tomando como referência para tal dados do TRE-PA.

Foram ouvidos 325 moradores do município, apresenta grau de confiabilidade de 95% e pode apresentar até 3,5% de margem de erro para mais ou para menos.

A pesquisa também mediu o nível de rejeição dos pré-candidatos, onde Benjamin é apontado pelos moradores como o mais rejeitado, com 30,2%.

A rejeição de Benjamin (30,2%) revela um momento conturbado vivido nos últimos dias na cidade de Itupiranga, principalmente depois de denúncias noticiadas pela mídia local, sobre indícios de desvios de verba pública do município, inclusive de recurso federal do FUNDEB, assim como a suposta contratação superfaturada de uma emissora de rádio local.

Jordão Martins

A pesquisa também mostra um aceno de estagnação da terceira via, em que Jordão Martins permanece com uma projeção parecida com o que ocorreu no último pleito.

A surpresa está com a figura do ex-deputado federal Wandenkolk Gonçalves, que na sua primeira aparição como pretenso candidato ao cargo de prefeito, aparece com 4,6% das intenções, mas amarga uma posição negativa no cenário de rejeição, pontuando em 12,7%.

Wandenkolk Gonçalves

O prefeito Benjamin se complica ainda mais quando o assunto é a sua reeleição, já que 61,1% dos entrevistados dizem que ele não merece ser reconduzido ao cargo.

Quanto a disputa para o cargo no legislativo, o vereador Godoy é o mais citado com 12% das intenções, sendo acompanhado por outros que não somam mais do que 3,7%. Apesar de ter circulado a possibilidade de se candidatar a prefeito, Godoy pontua apenas 3,4% na pesquisa espontânea para o cargo, dando a concluir que os entrevistados o preferem como vereador.

Vereador Godoy

O líder no cenário apontado pelo levantamento Skala, Eider Gomes, é apontado com forte penetração em meio a comerciantes, estudantes, desportistas e artistas, só não conseguindo maioria das intenções de votos na localidade da Agrovila Castelo Branco.

Eider Gomes

A corrida eleitoral em Itupiranga para o cargo de prefeito sempre foi uma das mais acirradas na região e com grande articulação. Os bastidores se mostraram nas ultimas eleições o fiel da balança, já que os acordos para composição da gestão dão o tom de ser trunfo para troca de apoio político e eleitoral. Há quem diga ser esse o maior problema da gestão de Benjamin, pois não consegue engrenar seu estilo de governar, dado o comprometimento com grupos que teriam sustentado o pleito eleitoral de 2020 e minam constantemente suas decisões e o afrontam com postura de interferência junto a máquina administrativa.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias