- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 28 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PA: Atletas treinam para as provas do Sul-Americano de Desportos Aquáticos

Mais Lidas

O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos começa nesta quarta-feira, 14, em Belém, mas o movimento já é grande no Parque Aquático do Pará, na Escola Superior de Educação Física, desde ontem (segunda-feira, 12). Muitos atletas já treinam nas piscinas suas respectivas modalidades. Velocidade, força, tempo, tudo é avaliado pelo técnicos. Nesta terça pela manhã, mesmo com chuva, seis delegações compareceram para treinar – Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai e Brasil.

Entre os atletas que treinavam nesta manhã, a atual campeã mundial de natação, Ana Marcela Cunha, de 19 anos, que já está com vaga garantida nas Olimpíadas de Londres, em agosto. Na chuva, Ana treinou para competir na maratona aquática, nas provas de 5 e 10 quilômetros. “Brasileiro tem que estar preparado para tudo. Com chuva ou com sol a gente vai dar o nosso melhor. Todos estão muito bem preparados”, afirmou a nadadora, que conquistou no ano passado, em Xangai (China), a primeira medalha de ouro do Brasil no Mundial de Natação, e o primeiro ouro da natação feminina do país em mundiais.

Além de Ana Marcela, outros atletas brasileiros da maratona aquática também treinavam na piscina Olímpica do parque. Irão competir cinco ao todo, três homens e duas mulheres. No tanque de saltos ornamentais, mais brasileiros. A novata em sulamericanos, Andressa Mendes, carioca de 14 anos, treina desde pequena saltos ornamentais. Ela disse que este campeonato é uma grande oportunidade na carreira dela. “Pretendo ganhar experiência com os outros atletas, melhorar minhas técnicas e, quem sabe, garantir vaga para outras competições”, disse a jovem, que, na opinião do diretor técnico de saltos ornamentais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Giovani Casilo, será uma revelação nesta modelidades em breve.

 “O Brasil tem vantagem, principalmente nos saltos individuais, seja na plataforma ou no trampolim. Estamos com  bons atletas, entre eles a Andressa, a mais jovem. Ela será uma revelação em breve. Tem muito potencial”, afirmou Giovani, que reconheceu o favoritismo da Colômbia nos saltos ornamentais. Além de Andressa, competem nos saltos mais sete atleas. No total são quatro mulheres e quatro homens. Entre eles está Juliana Veloso, que irá para Londres, e César Castro e Hugo Parise, ambos favoritos neste campeonato e que também vão para as Olimpíadas em agosto.

Delegações

Não apenas os brasileiros treinavam nas piscinas do Parque Aquático do Pará. Venezuelanos, argentinos, uruguaios, paraguaios e colombianos revezavam-se nas raias para o aquecimento e treino. Os argentinos irão competir com 33 atletas, dos quais quatro mulheres e um homem são favoritos para o ouro. O técnico da delegação, Claudio Biagioli, disse que o objetivo é “melhorar a quanitdade de pontos do último sulamericano e garantir uma boa colocação para as Olimpíadas de Londres”. O técnico de saltos ornamentais da Colômbia, Oscar Urrea, afirmou que os atletas são muito jovens, mas que estão preparados para mostrar o seu melhor nas competições. “Temos atletas muito jovens, que treinam desde pequenos. Acreditamos que este campeonato mostrará todo o potencial que temos”, acredita.

A estrutura do Parque Aquático, que foi totalmente revitalizado e reformado pelo Governo do Estado para a realização do campeonato, agradou, principalmente, aos treinadores. “Aqui temos uma boa estrutura, que está no nível internacional. Com certeza oferece o melhor para este sulamericano”, falou Oscar.

Campeonato

O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos começa nesta quarta-feira, 14, a partir das 7h, no Parque Aquático do Pará, em Belém. A primeira competição será eliminatória de natação. À tarde, às 13h, terá competição de saltos ornamentais. A cerimônia de abertura acontecerá às 18h, com a presença do governador do Estado, Simão Jatene. Em seguida, ocorrerá mais uma prova de natação.

O Sul-Ameriano vai até o dia 25 de março. A entrada para o público é franca, e o evento será transmitido, ao vivo, para diversos países do mundo pelo canal Sport TV. Os medalhistas brasileiros da natação César Cielo e Thiago Pereira devem mostrar seu favoritismo para as Olimpíadas de Londres durante as provas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias