- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 02 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Poker e eSports: o boom das modalidades online no Brasil

Mais Lidas

País de dimensões continentais e com uma população aficionada por entretenimento online, você sabia que o Brasil já é a 5ª nação do mundo com mais usuários na internet? Pois bem, a digitalização tem refletido positivamente em diversos setores, e não há dúvidas de que o esporte disputado em ambiente virtual é um deles.

Nos últimos anos, o Brasil viu duas modalidades saírem de meras coadjuvantes para conquistarem milhões de pessoas e se tornarem duas referências globais na cena esportiva online: o poker e os eSports (esportes eletrônicos).

Hoje, impulsionados pela força das plataformas digitais, tanto o poker online quanto os eSports são verdadeiras febres de engajamento. Sendo assim, a fim de compreender o que nos levou até esse próspero cenário, que tal uma pequena viagem no tempo para abordarmos cada modalidade e as suas respectivas conquistas para o esporte online nacional?

Poker online: Brasil é a maior potência do segmento

Reconhecido como esporte da mente pela IMSA (International Mind Sports Association), o poker, até atingir o seu atual nível de popularidade no Brasil, percorreu um longo caminho.

Logo, o início da história do poker moderno, como conhecemos atualmente, remonta à década de 1830, quando colonos franceses introduziram a modalidade em solo estadunidense, na cidade de Nova Orleans, e às margens do Rio Mississipi.

Nessa época, além de ter sido bastante praticado por trabalhadores em barcos a vapor no Rio Mississipi, o poker também ganhou popularidade em salões de jogos no decorrer do século XIX, principalmente no Velho Oeste americano. Dessa maneira, o jogo passou a ser disputado com 52 cartas, assim como atualmente, e isso acabou abrindo as portas para a criação da variante de maior popularidade da modalidade: o Texas Hold ‘em.

Foi no século XX que o Texas Hold ‘em ganhou o coração dos jogadores não nos Estados Unidos, mas no mundo. Impulsionado pela popularidade da modalidade sendo televisionada na década de 1970, bem como o início dos primeiros circuitos profissionais ao vivo, o poker passou a ser o jogo de cartas favorito nos cassinos.

Todavia, é no século XXI que ele, de fato, alcança praticamente todas as formas de público. Com o advento das plataformas digitais e o acesso à internet em massa, a introdução do jogo no cenário online fez com que o poker atravessasse fronteiras e chegasse a muitos lugares onde tinha pouca ou nenhuma popularidade no período pré-internet.

Curiosamente, um dos países que mais se aproveitou da expansão da modalidade para a cena digital foi justamente o Brasil, que nos últimos anos revelou grandes jogadores para o mundo e tornou-se referência global em poker online.

Segundo a Confederação Brasileira de Texas Hold ‘em, entidade máxima da modalidade de cartas no Brasil, o poker já conta com mais de 8 milhões de praticantes em solo nacional. Além disso, o poker online brasileiro é considerado a principal potência global na atualidade.

eSports: público brasileiro é um dos mais engajados do mundo

Assim como o poker online, os eSports não se tornaram um fenômeno de popularidade da noite para o dia. Até porque os esportes eletrônicos como conhecemos atualmente, com jogos competitivos organizados sob a batuta de estruturas de grandes ligas e torneios frequentes, é algo relativamente novo aos olhos do grande público.

Vale ressaltar que os primórdios dos eSports remetem a 1980, quando a primeira competição de um jogo em caráter nacional, nos Estados Unidos, aconteceu. Na ocasião, um torneio do game Space Invaders foi jogado com a presença de 10 mil competidores, algo impactante e representativo para a indústria de jogos naquela época.

Como não poderia ser diferente, é a partir dos anos 2000, durante o processo de digitalização do entretenimento e do nascimento das primeiras plataformas de streaming, que os eSports explodem a nível de popularidade.

Desse modo, já no final da década de 2000, torneios e circuitos competitivos de franquias populares, como Call of Duty, CS:GO, Overwatch e Warcraft, passaram a ser acompanhados por milhões de pessoas em transmissões ao vivo na internet.

De lá para cá, além dessas séries de jogos mencionadas acima, surgiram dezenas de franquias que fazem parte da cena competitiva profissional nos jogos eletrônicos. Esse efeito de profissionalização da modalidade elevou o nível técnico do setor, levando grandes países como o Brasil a explorar o potencial de engajamento de uma população que ultrapassa a casa dos 200 milhões.

Hoje, na cena brasileira de eSports, há diferentes circuitos nacionais que estão no rol dos melhores da América Latina, como a exemplo do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). Maior circuito competitivo realizado pela organizadora de torneios Riot Games há mais de uma década, pode-se afirmar que o CBLOL é um patrimônio do eSports nacional.

Outro cenário que demonstra o quão engajado é o público brasileiro de eSports são as audiências nos canais de streaming. Atualmente, o Brasil tem o segundo streamer mais assistido do mundo na plataforma Twitch: o influenciador digital Alexandre “Gaules”.

Fechou 2022 com chave de ouro: equipe brasileira de eSports foi eleita a melhor do mundo

Em dezembro do ano passado, na premiação do The Game Awards 2022, a equipe LOUD representou o Brasil em grande estilo no game Valorant durante a última temporada e foi contemplada com o troféu de melhor time de eSports do mundo.

Considerado o Oscar dos games, o The Game Awards premia os destaques da indústria de jogos anualmente. Portanto, não é exagero afirmar que o título de melhor equipe da LOUD, atual campeã mundial de Valorant, colocou o eSports brasileiro na prateleira mais alta da modalidade.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias