- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 18 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reitora garante que UNITINS não será extinta em Araguatins e Augustinópolis

Mais Lidas

A reitora da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), Elizângela Glória Cardoso, em conversa na tarde desta segunda-feira, 9, durante entrevista exclusiva à nossa equipe, garantiu que os campus da instituição em Araguatins e Augustinópolis não serão fechado. “Quem repassou essa informação mentiu da forma mais grosseira que se possa imaginar. O governador Marcelo Miranda jamais chegou a cogitar essa possibilidade”, garantiu a reitora.

Elizângela no momento da entrevista por volta das 16h, estava em Araguaína, ao lado do deputado estadual, Rocha Miranda (PMDB), se deslocando para a reunião com acadêmicos da UNITINS em Araguatins. “O deputado Rocha Miranda me cobrou sobre esse assunto e eu confirmei a ele que essa informação não passa de boataria. Jamais isso vai acontecer”, disse.

A reitora explicou que o problema é jurídico pelo não cumprimento de acordos anteriores feitos com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O fato gerou multa e ações que impossibilitaram o estado de nesse momento recontratar os professores. Elizângela disse ainda que na reunião de sexta-feira passada, a UNITINS e o Governo do Estado apresentaram uma proposta para que o MPT posse flexibilizar as medidas e liberar provisoriamente as contratações.

“Apresentamos as propostas, no próximo dia 24 teremos uma nova reunião para definir o caso. Se o MPT permitir, recontrataremos de imediato os professores e as aulas serão retomadas. É importante também comentar que apresentamos uma proposta para a realização de concurso e a substituição gradativa dos contratados pelo concursados”. Elizângela esclarece também que o concurso em andamento que está sub judice, prevê o preenchimento de vagas apenas em Palmas e reiterou que a gestão está se empenhando para resolver os problemas deixados por gestores anteriores.

“Independente da falta de planejamento pedagógico, estrutural e financeiro no momento da implantação da UNITINS em Araguatins e Augustinópolis, o governador Marcelo não fechará nenhum dos campus. Nossa obrigação é reverter essa situação e assim estamos buscando fazer. Precisamos do apoio da comunidade acadêmica e estamos indo no Bico para informar pessoalmente toda a situação”, finalizou.

O deputado estadual, Rocha Miranda (PMDB), reforçou as declarações da reitora. “Apesar de todas as dificuldades encontradas, o governador vai manter os campus de Araguatins e Augustinópolis. Vamos trabalhar para cumprir os acordos firmados com o MPT e resolver a situação. Esta semana estou em Palmas e vou acompanhar de perto o caso. No mais, os acadêmicos da UNITINS tem se mostrado fortes e convictos dos seus objetivos e não serão deixados na mão. Nós vamos corresponder todo esse esforço”, disse o deputado.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias