- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 20 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

RIACHINHO: Governo inaugura Núcleo de Identificação

Mais Lidas

Os moradores do município de Riachinho, no Bico do Papagaio, passam a contar com mais um importante benefício que visa assegurar mais cidadania e dignidade aos cerca de quatro mil habitantes que residem na zona urbana e rural do município. Trata-se do 118º Núcleo de Identificação que foi entregue na manhã desta sexta-feira, 26, pelo Governo do Tocantins.

A nova unidade, que beneficiará mais de quatro mil pessoas, é fruto de uma parceira firmada entre o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), e a Prefeitura de Riachinho, mediante assinatura de Termo de Cooperação Técnica. 

O espaço onde passa a funcionar o novo Núcleo de Identificação de Riachinho está localizado no prédio  que abriga a Casa da Mulher Brasileira de Riachinho, situada na Avenida 21 de abril s/nº, no centro da cidade. O local possui mobiliário e equipamentos de informática novos, além de contar com profissionais treinados e altamente qualificado para facilitar o acesso do cidadão que necessite solicitar os serviços de carteira de identidade (RG) e também o atestado de antecedentes criminais. 

Sonho antigo

Durante a solenidade de entrega, dezenas de moradores aguardavam ansiosos para retirar o novo documento de identidade. Sonho antigo de toda a população que não mais precisará se deslocar até a cidade de Araguaína, que fica a cerca de 120 km de distância. Assim haverá a redução de custos com o transporte, trazendo mais comodidade e segurança para todos aqueles que precisem solicitar o documento.

“A chegada desse Núcleo de Identificação aqui em Riachinho marca o fim dos deslocamentos que até pouco tempo precisavam ser feitos para cidades maiores como Araguaína. Vai nos garantir mais cidadania, dignidade e acesso a direitos  básicos e que agora estão aqui em nossa cidade ao alcance de todos”, comemorou a dona de casa Ozilene Batista Gomes Dias, servidora do Centro de Referência e Atenção Social (CRAS), que aguardava a inauguração do Núcleo para dar entrada na emissão do documento de seu filho. 

Para o prefeito municipal, Ronaildo Bandeira da Cruz, a chegada do Núcleo de Identificação a Riachinho é um acontecimento histórico e que vai beneficiar em muito, a vida dos munícipes. “É com grande alegria e satisfação que estamos aqui hoje inaugurando esse novo Núcleo de Identificação que é um presente que os cidadãos de Riachinho recebem. É uma conquista que só foi possível com empenho da gestão municipal, da Câmara de Vereadores e, sobretudo, por meio da parceria firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública”, destacou, agradecendo ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira. 

Mais Cidadania 

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, celebrou a instalação do 118º Núcleo de Atendimento em Riachinho e destacou que os maiores beneficiados são os cidadãos que residem na cidade. Elaine ressaltou ainda que o documento de identidade é uma premissa básica, garantida constitucionalmente e que deve ser ofertada a todos. 

“Para nós do Instituto de Identificação é sempre uma grata satisfação poder entregar mais um núcleo descentralizado desta vez aqui em Riachinho, pois entendemos que essa ação é extensão das garantias dos serviços fundamentais que as pessoas podem ter, para exercer plenamente a sua cidadania. Desse modo, com essa ação conseguimos dar mais comodidade e conforto para todo o cidadão que agora conta com mais essa ferramenta disponibilizada pelo Governo do Tocantins em sua cidade”, destacou.  

“Este é um momento muito importante para a cidade de Riachinho, que ganha esse espaço cidadão que muito contribuirá para que os habitantes daqui não precisem mais de deslocar para as cidades de Araguaína, ou mesmo Estreito, no Estado do Maranhão, o que sem dúvida poupa tempo, recursos. Além disso, o acesso ao documento de carteira de identidade é primordial para que o cidadão tenha acesso aos inúmeros benefícios sociais que o portador do RG tem acesso”, destacou o superintendente da Polícia Científica, Édson Almeida.

Também presente à cerimônia, o delegado Carlos Eduardo Estrela, titular da 18ª Delegacia de Polícia de Ananás, cuja atuação abrange Riachinho, e que na oportunidade representou o delegado regional Eduardo Artiaga, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública em trazer para a cidade esse tão importante órgão. “A inauguração desse Núcleo representa um momento de conquista da cidadania para o povo de Riachinho, visando a assegurar os direitos mais básicos que são conferidos pelo Estado a todos os cidadãos. De outra via, entendemos que a instalação desse núcleo deve auxiliar a Polícia Civil em suas investigações, pois além do RG, também será emitido o atestado de antecedentes criminais”, finalizou. 

Presenças

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Professor Lourival, os vereadores Daniel Goveia Feitosa (presidente da Câmara Municipal), Danil Freitas de Oliveira, Domingos Pereira Wanderley, Gean Silva e Veuzeni Araújo Batista, bem como o subtenente da Polícia  Militar, Gilvan Pereira de Morais, que é chefe do 2º Pelotão da PM em Riachinho eque na ocasião representou o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Abreu, além de secretários municipais e população em geral. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias