- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 20 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SÃO BENTO: Caso Alycia Sousa Lemos; Prefeitura e Secretaria de Saúde esclarecem procedimentos adotados

Mais Lidas

A Prefeitura Municipal de São Bento e a Secretaria de Saúde do município emitiram uma nota pública nesta quarta-feira, 5, manifestando indignação e repúdio a acusações feitas em redes sociais, tidas de cunho eleitoral, atribuindo culpa exclusiva a gestão municipal pelo atraso no atendimento de emergência que teria resultado na morte cerebral da paciente Alycia Sousa Lemos.

De acordo com a nota, Alycia Sousa Lemos recebeu atendimento médico duas vezes. O primeiro ocorreu em 12 de maio de 2024, às 03h30, quando a criança apresentou queixa de dor abdominal, estava afebril com temperatura de 37°C e boa saturação de oxigênio (97%). Foi administrado um medicamento para febre e dor abdominal, após o qual a mãe levou a criança para casa.

O segundo atendimento ocorreu na tarde do mesmo dia, às 16h41, quando a avó de Alycia solicitou urgentemente uma ambulância para levá-la ao Hospital de Augustinópolis. A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) informou sobre o procedimento necessário, que incluía a avaliação e medicação da paciente na UBS antes de solicitar a transferência via sistema de regulação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) de Augustinópolis.

Procedimentos Seguidos

A enfermeira organizou o transporte de Alycia até a UBS, onde ela chegou às 17h20 com sua mãe. Após a administração de medicamentos, a tia da paciente, que também é enfermeira, decidiu levar Alycia para casa, garantindo que ela mesma administraria os medicamentos.

No dia seguinte, 13 de maio de 2024, às 11h, Alycia voltou à UBS com sua mãe. A regulação e o encaminhamento ao Hospital de Augustinópolis foram realizados, e a resposta do NIR veio às 13h do mesmo dia. Segundo a nota, todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos e não houve negligência por parte da equipe de saúde ou da administração municipal.

A Prefeitura de São Bento do Tocantins reafirmou seu compromisso de prestar um serviço de qualidade à população e expressou solidariedade à família de Alycia Sousa Lemos neste momento de dor. A gestão municipal destacou que está empenhada em resguardar e oferecer atendimento adequado a todos os cidadãos.

A administração municipal e a Secretaria de Saúde reiteraram que as acusações infundadas veiculadas em mídias eleitorais prejudicam o entendimento correto dos procedimentos seguidos e a dedicação dos profissionais de saúde.

Para mais informações, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde disponibilizam canais de comunicação direta com a população, visando esclarecer quaisquer dúvidas e promover a transparência de suas ações.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias