- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 16 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SÃO GERALDO: II Pedalada Ecológica promove conscientização ambiental

Mais Lidas

Pelo segundo ano consecutivo, a “Pedalada Ecológica da Serra das Andorinhas” movimentou o município de São Geraldo do Araguaia, na região sudeste paraense. O evento, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), buscou estimular a educação ambiental entre os participantes e promover a conscientização sobre a preservação das Unidades de Conservação (UCs) da região.

Com um percurso de 32 km, a pedalada iniciou nas primeiras horas de quarta-feira (15), tendo como ponto de partida o centro da cidade e como destino final a Cachoeira Três Quebras, um dos principais pontos turísticos da região. Durante todo o trajeto, os participantes puderam apreciar as belezas naturais, além de receberem informações sobre a importância de preservar o meio ambiente e as áreas protegidas.

A segunda etapa do evento foi marcada pelo plantio de 40 mudas de árvores nativas próximo à Cachoeira Quatro Quebras. Essa atividade fortaleceu entre os participantes a sensação de pertencimento e responsabilidade sobre a conservação das Unidades de Conservação da região, uma vez que cada muda plantada representa um pequeno passo em direção à preservação do meio ambiente.

Além do plantio, a programação da II Pedalada Ecológica da Serra das Andorinhas contou com palestras educativas, ministradas por especialistas em meio ambiente e sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da biodiversidade local, os impactos das atividades humanas no ecossistema e as medidas que podem ser adotadas para promover a preservação ambiental.

Para o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos, “a iniciativa demonstra o compromisso do órgão em fomentar a conscientização ambiental e estimular a participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente. Através de eventos como esse, é possível disseminar conhecimento e despertar o interesse das pessoas em contribuir para a proteção das nossas UCs e para a promoção de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

De acordo com a gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, o evento foi considerado um sucesso, reunindo ciclistas e amantes da natureza em um dia de atividades e aprendizado. Com o envolvimento dos ciclistas, é possível criar uma consciência coletiva sobre a importância da preservação ambiental e garantir um turismo sustentável para São Geraldo do Araguaia e para todo o planeta”, enfatizou.

Laís Mercedes também agradeceu ao Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de São Geraldo do Araguaia, ao Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, aos brigadistas de combate à incêndio, aos grupos de condutores de trilhas GAAV, Nativos da APA e Raposas da Serra, além do empreendimento das Três Quedas pelo apoio para a realização do evento. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias