Uma sessão solene do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2), celebrou no Plenário do Senado os 35 anos de criação do Tocantins. O estado surgiu em 1989, depois que a Constituição de 1988 aprovou o desmembramento de Goiás para o nascimento da nova unidade da federação.
Participantes da sessão destacaram o empenho do ex-senador e ex-deputado José Wilson Siqueira Campos, que por décadas lutou pela criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos.
Filho de Siqueira Campos, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos também relembrou o trabalho do seu pai para que Tocantins se tornasse realidade. Ele chamou a atenção para os desafios sociais que o estado ainda enfrenta e disse que os problemas poderão ser superados com esforços conjuntos nas três esferas federativas.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que uma de suas prioridades é a conclusão da Hidrovia Tocantins-Araguaia. De acordo com ele, a obra “significará um aporte transformador à infraestrutura exportadora do Tocantins para mercados norte-americanos e europeus”. (Agência Senado)