- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 22 / fevereiro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sistema FAET/Senar impulsiona o desenvolvimento do agro tocantinense

Mais Lidas

O compromisso do Sistema FAET/Senar com o progresso do agronegócio no Tocantins vai além das expectativas, ultrapassando as barreiras do campo. Encerrando o ano de 2023, o Senar contabiliza mais de 26.600 pessoas beneficiadas por meio de ações de Formação Profissional Rural e eventos de saúde, delineando um caminho de oportunidades, aumento de renda e transformação de vidas.

Com um total de 1.250 treinamentos realizados em diversas regiões do estado, o Senar apresenta um crescimento significativo de 129% em comparação ao ano anterior, conforme ressalta o Diretor de Educação Profissional Rural, Luiz Claudio Faria. “Isso reflete o avanço do nosso estado, a demanda crescente por mão de obra qualificada e profissionalização, além do nosso comprometimento em oferecer serviços de excelência aos produtores e trabalhadores”, afirma.

O estímulo ao conhecimento, qualificação profissional e oportunidades marcou as ações desenvolvidas ao longo do ano. O programa “Jovem Aprendiz” ganhou destaque, capacitando jovens para adentrarem ao mercado de trabalho em parceria com empresas do setor. Três turmas foram qualificadas nos municípios de Augustinópolis, São Bento e Araguaçu, atendendo não apenas à exigência legal das empresas, mas também suprindo a demanda por profissionais capacitados no agronegócio regional.

Paralelamente, 35 eventos do programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural” beneficiaram mais de 4.000 pessoas, ressaltando a importância dos cuidados preventivos com a saúde da população do campo. “O programa realça a relevância dos cuidados preventivos para homens e mulheres rurais, muitas vezes negligenciados por falta de oportunidade”, destaca Deise Colombari, coordenadora do programa.

Transformando Vidas, Gerando Oportunidades

As histórias de transformação não cessam. Gustavo Rodrigues, trabalhador rural de Lagoa do Tocantins, encontrou no Senar a chance de se certificar como operador de colheitadeira, alavancando sua carreira ao assumir toda a operação do maquinário, após cobrir horários na fazenda e aprimorar suas habilidades.

Outro exemplo é Janete Ferreira, anteriormente auxiliar de serviços gerais em hotéis na região de São Valério. Buscando aprimoramento, ela participou do curso “Trabalhador em Classificação de Grãos: soja e milho” e, em menos de dois meses, recebeu uma proposta de emprego, evidenciando o impacto direto da capacitação nas oportunidades de trabalho.

O Senar, por meio de suas ações, continua a impulsionar não apenas o desenvolvimento do agronegócio, mas também a transformação de vidas e a geração de novas perspectivas para os trabalhadores rurais no Tocantins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias