- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 27 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SOMOS promove encontro em Araguaína: PCD e ativista, Edu Alves é o representante da Região Norte no Coletivo

Mais Lidas

O Coletivo SOMOS realizou na noite desta segunda-feira, 18, uma reunião política em Araguaína. Representados na cidade e na região norte do Tocantins pelo ativista e PCD, Edu Alves, defensor dos direitos por acessibilidade e inclusão, o encontro faz parte de uma intensa agenda de conversas da pré-candidatura Coletiva.

Durante os debates foram esclarecidos pontos sobre o que é um mandato compartilhado, o que pensa o Coletivo, o que o grupo defende e acredita entre outros assuntos. “Foi um momento de diálogo com um grupo de amigos e amigas, que disponibilizaram seu tempo para nos ouvir. Estamos construído diariamente esse Projeto e conseguimos avançar um pouco mais aqui em Araguaína. Agradeço a cada um e a cada uma que se fez presente na nossa reunião. Esse é só o começo”, disse o anfitrião.

Edu Alves complementou ainda, dizendo que o grupo tem crescido na Região e que, com união, as demandas de diversas pessoas que não são representadas nos espaços de poder, poderão ser atendidas. “Já denunciamos vereadores de Araguaína por homofobia e racismo; Fiscalizamos o trabalho na Assembleia e no Congresso; e temos muitos projetos para o nosso Estado. Também estamos escutando nossa gente sobre o que precisa ser feito. Ouvimos em Araguaína várias demandas e queremos ouvir mais e mais. SOMOS um projeto realmente coletivo e diverso, que tem o objetivo de erguer a voz de muitas pessoas que não são ouvidas não só aqui no Norte, mas em todo o Tocantins”, concluiu. 

Durante o encontro também foram debatidos pontos importantes para o Coletivo como a diversidade, educação, combate ao racismo, eficiência em gestão pública, fiscalização e transparência do poder público, investimento em ciência e pesquisa e nas universidades, geração de emprego e renda, combate à fome entre outros assuntos. “Quando a gente chega numa cidade, qual o primeiro prédio que a gente vê que é bonito? Geralmente um fórum, uma prefeitura, uma Câmara. O SOMOS acredita que a obra mais bonita que deve existir em uma cidade é a escola, onde tudo começa. Não podemos deixar de falar da defesa dos direitos dos alunos, das professoras e professores, como dos servidores públicos de modo geral. Eu como professora da periferia, e por trabalhar em três escolas, conheço a realidade de quem está na ponta. Defender a educação é uma diretriz que não abrimos mão”, declarou a Professora Natália, que representa Gurupi e a região sul no Coletivo.

Gastos públicos

Outro ponto bastante debatido foi o das regalias dos atuais deputados estaduais do Tocantins. Em sua fala, a administradora e pesquisadora Thamires Lima disse que, dos 24 parlamentares, 19 recebem auxílio-moradia de R$ 4,2 mil por mês. Ela divulgou que existe até mesmo deputado que declarou ter três residências em Palmas e que ainda assim recebe a regalia. “É um absurdo o quanto muitos desses atuais representantes do povo estão desconectados da realidade. E não é só isso. Um deputado ou uma deputada tem direito há mais de 60 funcionários em seu gabinete.

Quando são questionados afirmam ‘precisamos atender as demandas dos municípios’. E querem fazer o trabalho de vereador agora? Sabemos que não é isso, mas o fomento ao novos modelos de currais eleitorais, fomentados também por cargos via Governo e emendas parlamentares”, destacou Thamires.

Para o servidor público federal, Alexandre Peara, esse encontros serão realizados em várias cidades do Tocantins. O objetivo é o de levar a ideia do projeto Coletivo para que cada vez mais pessoas compreendam a importância de uma política coletiva e não individualizada. “Somos o primeiro mandato coletivo da história do Tocantins e por pouco não vencemos em Palmas. Aprendemos bastante nos últimos anos, estudamos, ampliamos nossas bases populares e trabalhamos intensamente mesmo após o período eleitoral. Agora estamos de norte a sul do Tocantins e não vamos parar. Nosso próximo encontro será em Gurupi, junto com a Professora Natália. Precisamos e vamos furar a bolha da política tradicional tocantinense”, finalizou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias