- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TCE é pioneiro na integração de jovens do Programa Jovem Trabalhador

Mais Lidas

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins – TCE foi o órgão pioneiro na integração de jovens do Programa Jovem Trabalhador. Até agora, 18 jovens já iniciaram as suas atividades laborais no local que deve receber 22 jovens no total durante a execução da primeira etapa do programa. Na última semana, parte dos novos colaboradores do órgão participou de uma reunião com a equipe e também de um tour pelo prédio onde estarão lotados a partir de agora.

Quem deu as boas-vindas aos jovens foi a chefe de gabinete da presidência do TCE, Dra. Rosanna Albuquerque. Durante o encontro, Dra. Rosanna falou sobre as atribuições do órgão, sobre ética no ambiente de trabalho e aproveitou para levantar assuntos como relações pessoais e educação financeira.  

“O Tribunal sempre se envolveu muito com a questão pedagógica e agora na gestão do conselheiro André (Matos) está tendo mais ênfase a isso. Nós estamos assim, cheios de expectativas, envolvidos nesse programa, acreditando que é possível dar uma primeira chance a esses jovens, que aqui eles poderão ser acolhidos e aprender muito sobre cidadania, sobre o respeito ao recurso público que é gerido, enfim, ter uma noção global do que acontece ao seu redor. Muitas vezes eles não têm essa chance. Espero que eles aproveitem da melhor forma possível”, afirmou.

Troca de experiências

A anfitriã comentou ainda a oportunidade que os servidores do órgão terão de promover uma troca de experiências de gerações diferentes e que acredita que a juventude em si trará um adicional positivo à atmosfera do lugar.  

“Eu acredito que a própria juventude né, esse ar de felicidade que todo jovem tem. Eu acho que eles vão trazer isso, essa inquietude, é importante para cada um de nós porque senão a gente se acomoda com os cargos, as atividades, e acaba perdendo essa jovialidade que não devemos perder nunca”, pontuou.  

Oportunidade

Aos 17 anos a jovem Gislene Lopes da Silva foi uma das primeiras a serem integradas no TCE. Lotada na assessoria de presidência, Gislene chegou na semana em que o órgão realizava um evento com gestores dos municípios tocantinenses e havia mais de 150 pessoas envolvidas. Já de cara, sentiu a responsabilidade e o senso de trabalho em equipe.

“Foi uma experiência surreal, foi incrível participar desse evento. Poder trabalhar com as pessoas que já estão há bastante tempo no TCE e mesmo assim foram incríveis comigo, sempre me ajudando. Estar aqui é uma oportunidade incrível para o meu crescimento profissional, com tantas boas influências”, declarou. 

Sobre a experiência como Jovem Trabalhador, Gislene afirma que espera aproveitar a oportunidade para adquirir conhecimentos e crescer profissionalmente e aconselha os jovens que estão em busca de uma chance no mercado de trabalho.  

“Nunca desistir. Eu sempre carrego comigo que o momento certo chegará, apenas continua, não pare porque o seu tempo vai chegar, e como eu e os demais jovens trabalhadores, vocês vão se sentir muito felizes e realizados por passar por essa experiência”, reforçou. 

Jovem Trabalhador

O Programa Jovem Trabalhador segue com inscrições abertas. A primeira etapa irá empregar 1.500 jovens nos 139 municípios do Tocantins. Para se inscrever o jovem deve acessar o site: jovemtrabalhadorto.org.br e preencher as informações.  

O jovem deve possuir renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, ou inscrição no CadÚnico. Alé disso, é necessário que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e seja ou tenha sido estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular.  

Além das cotas para PCD (5% a 10%) e para o socioeducativo (5%) haverá prioridade na contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas. (Izabela Martins / Fotos: Raimundo César)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias