- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 22 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tocantins amplia faixa etária para vacinação contra a dengue

Mais Lidas

Devido a baixa procura e visando dar maior celeridade na vacinação contra a dengue, o Estado do Tocantins, passa a vacinar contra a dengue,  a população com faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ampliação do público-alvo é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), através da Nota Técnica Nº 12/2024, enviada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na quarta-feira, 06, a qual leva em consideração que a maior proporção de hospitalização por dengue nos últimos anos ocorreu em pessoas com esta idade.

De acordo com a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, “no Tocantins, a população é de 28.805 crianças e adolescentes, sendo necessários 58 mil doses no total, até o momento o estado recebeu as 11.540 doses de vacinas, que são suficientes para vacinar com primeiras doses a população toda de 10 e 11 anos de idade. Mas devido à baixa procura, mesmo com a ampliação da faixa etária não haverá prejuízo na questão das doses e a SES-TO aguarda sinalização do Ministério da Saúde quanto ao envio de novas remessas”.

A gerente acrescenta que “é importante que os pais e responsáveis estejam atentos a esse calendário, a essa nova vacina que foi inserida para essa população, para esse público-alvo e que os 14 municípios selecionados façam as suas estratégias de divulgação para que a vacina realmente chegue ao braço e nós consigamos proteger os nossos adolescentes contra a dengue”.

Distribuição

A distribuição e a quantidade de doses enviadas a cada estado é realizada pelo Ministério da Saúde, que tem como base três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Os municípios contemplados no Tocantins, continuam aqueles previamente definidos pelo método descrito na Nota Técnica nº 08-2024/CGICI/DPNI/SVSA/MS e do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves, não existindo até o momento, um medicamento específico para o tratamento. Dessa forma, a vacinação age como o objetivo de reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias