Depois de muitas cobranças de vereadores da cidade de Xambioá e do Ministério Público, a Câmara Municipal apresentou o cronograma para a realização de concurso público. O objetivo é criar mecanismos de transparência e melhores oportunidades no setor público.
Vereadores cobravam da mesa diretora a realização de um concurso público para preenchimento de cargos comissionados e buscaram apoio do Ministério Público, para exigir ação do Parlamento. Os parlamentares consideram que o concurso é essencial para trabalhar na modernização dos serviços oferecidos pela Câmara Municipal, tanto na área administrativa quanto na área legislativa.
A mesa diretora da Câmara de Xambioá apresentou o cronograma para o concurso público, com a data de até esta quinta, 11, para apresentação de propostas de empresas interessadas em realizar o certame.
Ainda não foi informado, quantas vagas serão oferecidas.
Segundo o vereador, Elson Bujica (CIDA), um dos parlamentares que cobraram a realização do certame, o concurso traduz efetivamente os princípios de transparência e de proximidade com a população de Xambioá. “O concurso público abrirá oportunidades para toda a população e a Câmara Municipal modernizará a administração pública”, disse o vereador.
Já, Eudo Araújo (MDB), outro vereador a defender o concurso, o certame deve ocorrer com transparência. “Será organizado pela Câmara Municipal de Xambioá, mas também contará com o apoio de órgãos oficiais de seleção e aprovação de candidatos. Todos os passos serão realizados com conformidade à legislação do concurso público, para que os candidatos possam participar de um processo justo e transparente”, disse.
Após a definição da empresa realizadora do certame, a Câmara Municipal de Xambioá iniciará a divulgação de detalhes sobre o concurso. Com isso, a população interessada terá acesso a informações relevantes sobre os cargos e as exigências para participar do concurso.
Cronograma para realização do certame: