- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 30 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Evento discute novos projetos de desenvolvimento econômico para o Bico

Mais Lidas

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, deu início nesta quarta-feira, 01, a uma agenda de atividades em Araguatins, no Bico do Papagaio. A ação tem como objetivos, estreitar laços com o município, fomentar ações de desenvolvimento econômico e social, além de, alinhar projetos que viabilizem o crescimento da região do Bico do Papagaio e todos os seus municípios. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o secretário Tom Lyra, descentralizar o crescimento é fundamental para que todos os municípios melhorem a sua economia, e com isso consigam garantir melhores condições de vida a sua população. “Temos visitado diversos municípios do Estado, o objetivo dessa ação é estreitar laços e prospectar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de todos, queremos garantir a geração de emprego e renda para cada tocantinense, temos como égide do nosso trabalho, ser uma gestão municipalista, e isso só é possível quando se conhece de perto a realidade de cada um deles e contribuir com propostas que se adequem a necessidade destas cidades”, concluiu.

Feira Ecosol

Aproveitando a oportunidade, o titular das pastas, conheceu de perto o Projeto Feira Ecosol. 
Feira Ecosol de Araguatins


Por meio do projeto Ecosol, os produtores e artesãos da região estão tendo a oportunidade de valorização da agricultura familiar e de desenvolvimento da economia solidária, comercializando seus produtos diretamente com o consumidor. Na feira, o público encontra frutas, hortaliças, verduras, farinhas, pescado, grãos, artesanato e também uma praça de alimentação.

A feira Ecosol de Araguatins, atualmente tem 162 feirantes cadastrados, dentre agricultores e artesãos do município e dos assentamentos vizinhos.

Termos de Acordo 

Ainda no encontro, foram assinados tres acordos de cooperação, sendo o primeiro entre a Prefeitura de Araguatins e a Sics. O segundo entre a Sics e a Associação Comercial e Industrial de Araguatins (Aciat) e o terceiro foi celebrado entre a Ameto e a Prefeitura.

Dois deles  foram com a Indústria e Comércio, Sendo que o primeiro tem por objetivo consolidar a mútua cooperação entre os signatários, com foco nos seguintes pilares estratégicos: 

– Promover a integração entre os governos e setores produtivos com foco no Desenvolvimento Regional do Tocantins, buscando mapear as oportunidades e potencialidades locais;

– Contribuir e estimular o desenvolvimento local, com foco no apoio institucional;

– Ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios em prol do crescimento econômico local e regional, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas com vistas à organização das demandas.

O segundo acordo firmado entre Sics e Aciat, tem como foco fortalecer a rede empresarial,  disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo, ativar o associativismo industrial, comercial e de serviços e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Ameto

Com a agência de mineração, foi acordada a cooperação mútua para viabilizar ações conjuntas de fiscalização e monitoramento no que tange as atividades minerais do Estado do Tocantins. (Nayna Peres / Foto: Thassio Borges)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias