- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 30 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: PC promove momento cívico com alunos do CEM

Mais Lidas

A Polícia Civil, por intermédio da 10ª delegacia Regional de Araguatins, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, uma cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, bem como das bandeiras do Estado do Tocantins e da Polícia Civil. O ato foi seguido por uma visita em que estudantes do ensino médio conheceram a Cadeia Pública daquela cidade.

O objetivo principal é resgatar os valores cívicos e patrióticos que sempre permearam as ações da Polícia Civil e foi de extrema importância para a Delegacia de Araguatins, que teve novamente colocado nos mastros à frente da delegacia, os símbolos máximos do Brasil, do Tocantins e também da Polícia Civil.

A solenidade foi iniciada às 08h30 da manhã, com o Hino Nacional, que foi cantado com respeito e entusiasmo por todos os presentes, momento em que as bandeiras alcançaram o ponto mais alto onde ficaram a tremular indicando que a Polícia Civil se pauta, principalmente, no comprometimento cada vez mais profundo de seus integrantes em ser uma Instituição voltada não só para o combate à criminalidade, mas também para a disseminação de valores como respeito e patriotismo, que são transmitidos diariamente à população.

Após o encerramento da cerimônia, os estudantes do CEM Antônia Milhomem tiveram a oportunidade de conhecer o local onde os detentos da Cadeia Pública de Araguatins cumprem suas penas. A visita dos alunos foi autorizada pela Juíza Criminal responsável pela Comarca de Araguatins, sendo que os jovens foram devidamente acompanhados por professores da escola e membros do Conselho Tutelar. Os reeducandos foram consultados e autorizaram a visita.

Os estudantes, na faixa etária entre 15 e 17 anos, puderam conhecer a realidade de uma cadeia e ouviram conselhos para que centralizassem suas vidas na prática de boas ações e nos estudos para que possam construir uma trajetória honesta, tendo a chance de seguir uma carreira profissional de sucesso.

O aluno Mayson Alves Moraes de 17 anos afirmou que participou da visita apenas por curiosidade, mas que sofreu uma profunda transformação ao entrar à cadeia. “É muito chocante ver inúmeras pessoas privadas de sua liberdade, sem poder exercer o direito de ir e vir. Por isso, a partir de agora quero focar muito mais em meus estudos, vou planejar mais os meus atos, pois sei que a conseqüência deles pode me levar à prisão. Agora vejo a vida de outra forma”, concluiu o estudante.

O major Sodré, da Polícia Militar, enfatizou a necessidade de os jovens darem mais valores aos símbolos e tradições nacionais, bem como agir sempre dentro da legalidade para que não sofram as sanções da lei.

Muito satisfeito com o ato, o delegado regional Carlos Alberto T. Castro, falou sobre a importância desse momento para os jovens. “É preciso resgatar as tradições cívicas e também conscientizar os jovens para os perigos e armadilhas de uma conduta à margem da lei. Os jovens são o futuro dessa nação e devemos usar todos os meios necessários para que eles possam renunciar a toda e qualquer prática que possa de alguma maneira prejudicá-los. Queremos que eles amadureçam com essa visita e sempre tenham em mente que o crime não compensa”, concluiu o delegado.

O delegado titular do 1º DP Wlademir Costa Oliveira agradeceu a presença de todos e aproveitou para ressaltar a importância do pavilhão nacional como motivo de orgulho para o povo tocantinense, pedindo ao jovens que propaguem o que aprenderam. “Queremos que vocês sejam multiplicadores do que vivenciaram aqui hoje influenciando outros jovens para que saibam fazer escolhas corretas e vivam suas vidas com dignidade e honestidade”, ressaltou o delegado.

A solenidade contou com a participação do delegado regional Carlos Alberto Teixeira de Castro, delegado Wlademir Costa Oliveira, titular do 1º DP, Policiais Militares da 4ª CIPM, sob o comando do Major Antônio Sodré e estudantes do Centro de Ensino Médio Professora Antônia Milhomem, que estiveram acompanhados da coordenadora Kátia Macedo e demais professores e membros do Conselho Tutelar.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias