- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 13 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ANANÁS: Dia de Campo do projeto Plantando Água conscientiza sobre importância da água

Mais Lidas

O Governo do Tocantins realizou na terça-feira, 12, o primeiro Dia de Campo do projeto Plantando Água, do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Estado (Crad), realizado no município de Ananás, na 14ª Semana Estadual da Água do Estado, que segue até o dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHLC) e parceiros, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente de Ananás, desempenharam a sensibilização prática sobre a importância da água e do uso sustentável desse recurso natural.

No Dia de Campo, foram recebidos mais de 200 alunos das escolas estadual e municipal de Ananás, que colocaram a mão na terra para realizar o plantio simbólico de mudas de espécies nativas do Cerrado durante a atividade prática de sensibilização em uma Área de Proteção Permanente (APP) do município.

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, enfatizou que o plantio simbólico das mudas com os alunos pelo projeto Plantando Água visa promover a sensibilização dos nossos jovens sobre a importância da água e do seu uso sustentável, a partir da idade escolar, na Semana Estadual da Água. Essa ação com os estudantes marca o início do plantio que será realizado de fato por profissionais contratados pelo Governo do Estado, por meio da Semarh, para plantar 100 mil mudas produzidas no Crad de Araguatins, o que vai contribuir para a recuperação de 360 hectares de matas ciliares de rios em APPs e nascentes”.

O prefeito de Ananás, Valdemar Nepomoceno, destacou a satisfação do município em receber o primeiro Dia de Campo do projeto Plantando Água, em parceria com o Governo do Estado. “Esse é um projeto que transforma, fará a diferença na sensibilização dos nossos estudantes, por isso afirmo nosso apoio e parabenizo a participação das nossas escolas, em especial dos nossos alunos nesta celebração da Semana Estadual da Água, bem como dos representantes dos diversos segmentos e agradeço a presença expressiva dos secretários do Meio Ambiente dos municípios, presentes para prestigiar esse encontro”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de Ananás, Moisés Coelho, reafirmou a parceria com o Estado, o apoio ao CBHLC e aos parceiros. “O nosso município tem mostrado sua força crescente, com o nosso empenho no apoio à proposta de sensibilização sobre a importância das águas pelo Plantando Água, e reforçamos o compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável e a busca de benefício para todos”.

O presidente do CBHLC, Mário Roberto Rocha, expressou, emocionado, a satisfação de trabalhar com os jovens, elogiou o apoio dos municípios do Comitê e dos parceiros, detalhou o trabalho realizado pelo Comitê. “Somos os primeiros a receber o Dia de Campo do projeto Plantando Água, um marco na nossa gestão com o Estado, os municípios, parceiros e os estudantes, com as nossas mãos na terra, literalmente, plantando água com as mudas do Crad Araguatins, para recuperação de matas ciliares e nascentes”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou o investimento em tecnologia, o trabalho dos Comitês, a participação dos segmentos e das prefeituras municipais. O diretor ressaltou a inovação do projeto com a sensibilização prática em campo. “O Governo une Estado e municípios na parceria, público-privado, em prol da sustentabilidade. É gratificante ver os municípios e os alunos conosco e com a Semarh, o Comitê e parceiros, no projeto que visa promover o uso racional da água e a sustentabilidade dos recursos hídricos”.

No Dia Campo, também participaram da mesa de apresentação do projeto, o vice-prefeito de Ananás, Idemar Furmiga; a presidente da Câmara Municipal, Elzi de Sá; os secretários de Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto; de Riachinho, Edivan Fernandes; de Aragominas, Eilia Rodrigues; de Piraquê, Odenis Coutinho; de Angico, Sebastião Guimarães; os diretores, do IFTO de Araguatins, Cláudio Galvão; da Regional do Naturatins Araguaína, Leandro Medeiros; da Fabic, Nilton Elias; das associações Guardiões do Rio Lontra, Ilza Bete; e Comunitária de Ananás, Mauro Borges; os representantes de Araguanã, Patrick Rangel; da Eco Brasil Florestas, Braulio Santos; da Gelnex Araguaína, Renan de Assis, além da presença dos vereadores Zé Lu Barbosa e Ronaldo.

Plantando Água

O projeto Plantando Água, do Centro de Referência de Áreas Degradadas do Estado do Tocantins visa promover a sensibilização da população em relação às questões da água e do meio ambiente, mantendo o foco na educação para gestão deste recurso natural e sua sustentabilidade. O Dia de Campo envolve diversos segmentos em parceria com os CBHs dos Rios Lontra e Corda, do Rio Formoso, dos Rios Santo Antônio e Santa Teresa, do Rio Manuel Alves, do Lago de Palmas e do Rio Palma e dos CRADs de Araguatins, Gurupi, Natividade e Palmas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias