- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 09 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ANANÁS: Vereadora culpa prefeito e SAAE por surto de vômito e diarreia

DENÚNCIA

Mais Lidas

Analia Borges

Em Ananás, o surto de vômito e diarreia que atingiu dezenas de pessoas no município e que lotou o Hospital Municipal, sobrecarregando os atendimentos e colocando em risco a vida dos moradores, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira, 9. A vereadora Anália Borges (PSDB), da base de apoio ao prefeito, Silvestre Nery (PSDB), afirmou que o gestor e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), são os responsáveis diretos pelos fatos ocorridos.

A parlamentar contou que os níveis de pureza da água distribuída pelo SAAE, não estão compatíveis com os recomendados pelo Ministério da Saúde e que na mesma semana do surto, a companhia não havia utilizado os produtos que habitualmente utiliza para ajudar no tratamento, obrigando os usuários a consumirem água sem nenhum tipo de qualidade.

“Estamos passando por um surto de doenças intestinais desde sábado. Mais de 195 casos registrados no hospital. Investiguei e constatei que faltou cloro por três dias no tratamento da água. Bebemos água impura que foi um fator agravante, já que o clima também contribui. Mas só aqui em nossa cidade tivemos esse número de doentes”, disse a parlamentar em entrevista ao webjornal Folha do Bico. Anália continuou, “A análise da água não foi feita na semana passada. A química responsável pelo setor, depois do surto tomou emprestado da Saneatins de Araguaína, um balde de cloro e começaram utilizar, acho que na segunda-feira”, afirmou.

A vereadora disse ainda que cobrou do prefeito Silvestre Nery o processo licitatório dos produtos e o laudo da análise da água. Mas até agora não foi atendida. “O prefeito é o responsável para dar ordem de compra dos produtos e protelou o pedido que leva 15 dias para ser entregue. E ele compra um balde por vez”, contou.

Na sessão desta quinta-feira, 10, Anália vai protocolar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o caso.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias