- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 15 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUAÍNA: 1º Fórum das Águas será no dia 5 de junho

Mais Lidas

A gestão dos recursos hídricos e o saneamento básico de Araguaína estarão no centro das discussões do 1º Fórum das Águas promovido pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a BRK Ambiental, UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Sindicato Rural de Araguaína e SEBRAE. O evento, aberto ao público, será no dia 5 de junho, das 8 às 17 horas, no estande do Sebrae, na Expoara 2023, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
 
A proposta do fórum é reunir entidades públicas e privadas que atuam com a gestão da água para levar informações à sociedade e alimentar discussões que promovam a preservação e o uso responsável do recurso.
 
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, ressalta que a preocupação sobre a defesa dos mananciais e o abastecimento da água é uma das prioridades da gestão, que está investindo em obras e ações que preservam as nascentes e os cursos d’água.
 
“Queremos trabalhar o desenvolvimento e o debate em cima de alguns eixos, como a conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas, destacando as boas práticas que estão sendo implementadas pela Prefeitura, instituições e empresas parceiras”, informa o secretário.
 
Ainda segundo Joaquim, os participantes do fórum terão a oportunidade de saber mais sobre o potencial da água residuária, que é água que sai das casas e comércios depois de usada, e acompanhar o resultado de análises laboratoriais do Rio Lontra.
 
Sociedade ativa
Com o tema “Águas de Araguaína”, projeto financiado pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, em andamento na cidade, a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães, irá destacar a questão da importância das águas pluviais e o quanto é necessário a participação da sociedade para fazer a gestão correta deste recurso.
 
“Queremos envolver a comunidade na questão da água das chuvas, que é bastante significativa em Araguaína, e como ela pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento urbano. As obras da CAF na cidade vêm para fazer a gestão eficiente deste recurso e proteger as fontes naturais”, pontua Jhennifer.
 
“Preparamos várias atividades voltadas para todos os públicos, desde crianças até os adultos. Nosso objetivo é levar a mensagem de que pequenas ações do dia a dia podem promover grandes transformações e impactos positivos ao meio ambiente”, destacou a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK nas unidades Tocantins e Pará, Geórgia Milhomem.
 
Cronograma
8h30 – Abertura oficial
 
9h – Apresentação do resultado de análises laboratoriais das águas do Rio Lontra no perímetro urbano com o professor Sandro Monron e com o biólogo Marco Aurélio Soares.
 
9h40 – Palestra “Águas de Araguaína”, com a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães.
 
10h20 – Palestra “Licenciamento Ambiental: desafios e oportunidades”, com a diretora de licenciamento Ambiental, Tâmara Lopes.
 
11h – Palestra “Um novo momento: fiscalizar para preservar”, com o diretor de Fiscalização Ambiental, Orialle Anderson.
 
14h – Palestra “O potencial da água residuária”, com a professora do SENAI, Elanne Costa.
 
14h40 – “ETE Lontra – Inovação e eficiência da tecnologia holandesa NEREDA®️ na maior estação de tratamento de esgoto do estado do Tocantins”, com os palestrantes Zudivan Peterli e Wendel da Silva Vieira de Sousa
 
Também na programação, será realizada uma visita técnica à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lontra, localizada próximo ao Setor Barra da Grota.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias