- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUAÍNA: Processo de habilitação para aeroporto receber aviões maiores avança com regularização de área

Mais Lidas

A modernização do Aeroporto de Araguaína para receber aviões maiores está avançando com obras dentro das instalações e no perímetro externo. No território ao redor da cerca, os últimos terrenos da área de segurança para os pousos e decolagens, que ficam nos bairros Xixebal, Nova Araguaína e Bairro de Fátima, estão sendo desocupados para limpeza.
 
Atualmente, a Prefeitura está realizando a regularização em uma área pública que fica no Bairro de Fátima. No local, há muitos pés de manga, que, além de muito altos, atraem pássaros por conta do alimento e abrigo contra predadores. As aves representam um risco significativo à aviação e estão entre as ocorrências mais reportadas em todo o mundo, segundo a Força Aérea Brasileira.
 
O corte dessas árvores na região próxima ao trecho de pouso e decolagem também é uma exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o aeroporto continue em operação. O serviço de limpeza tem licença ambiental e é ainda uma orientação da Justiça para que seja realizado.
 
Mudança das famílias
As famílias que moram nas áreas afetadas, pública ou privada, estão sendo realocadas para outros locais junto com uma indenização. Os acordos vêm sendo feitos desde 2018, com a participação de advogados, defensores públicos, moradores e juízes. “Faltam menos de 10 pessoas para concluirmos todos os acordos. Estamos reavaliando algumas indenizações por questões sociais e, em breve, teremos concluído”, afirmou o procurador geral de Araguaína, Gustavo Fidalgo.
 
Andamento das obras
Paralelamente, a Prefeitura de Araguaína segue tocando as obras de ampliação e qualificação do aeroporto. Até o mês de junho, a primeira etapa com nivelamento das cabeceiras, drenagem e proteção vegetal da pista deverá estar concluída.
 
Dentro dos próximos meses, a prefeitura terá também adquirido e instalado o Papi’s (Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão, na tradução da sigla em inglês). Uma vez instalado, poderá obter a homologação junto ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o que permitirá a chegada de decolagem de jatos de grande porte em Araguaína.
 
Outra melhoria para região é a duplicação da Avenida Dionísio Farias, que dá acesso ao Aeroporto de Araguaína. O projeto faz parte da integração com a Via Lago, Marginal Neblina e Via Norte para conectar o trânsito em toda extensão da cidade, do sul ao norte. A obra será realizada até o fim de 2024.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias