- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 24 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUAÍNA: Vacinação é o tema central da Semana do Bebê

Mais Lidas

A 7ª Semana do Bebê foi aberta oficialmente na noite da última segunda-feira, 22, no auditório do Fórum de Araguaína. A cerimônia contou com a apresentação cultural dos alunos do 2º período CEI (Centro De Educação Infantil) Cora Coralina, com a música ‘Hora de tomar vacina’ (Mundo Bita) e uma palestra focada na vacinação para promover o desenvolvimento saudável da primeira infância. Cerca de 500 pessoas, entre servidores e autoridades políticas participaram da cerimônia.

A campanha faz parte do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) conquistado pelo Município. “Trabalhamos em prol de um objetivo e o valor não está somente em um selo ou um papel pendurado na parede, mas no resultado em nossas crianças, ver a alegria nelas”, falou o secretário-chefe de Gabinete, José Miguel Filho, que representou o prefeito Wagner Rodrigues.

“A criança é resultado da influência de tudo que acontece com ela desde a gestação, do que ela vive e do meio. O nosso papel como gestores e seres humanos é trabalhar para um mundo melhor para ela”, reforçou a secretária da saúde, Ana Paula Abadia.

Crianças em vulnerabilidade social
A conselheira tutelar Renata Rêgo ressaltou que um dos processos realizados pelo órgão quando é acionado é a avaliação do cartão de vacina das crianças e reforçou a importância que mobilizações como a Semana do Bebê têm na qualidade de vida durante a infância. “Tem crianças aqui no município que estão apenas com aquelas duas vacinas que são ministradas ainda na maternidade. E as outras?”, questionou. 

Cobertura vacinal em Araguaína
Durante a primeira infância, 14 vacinas são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, dessas, nove são monitoradas para acompanhamento das coberturas vacinais. Apesar das campanhas e ações, o Município enfrenta dificuldades para alcançar as metas em razão da ausência ou atrasos dos pais para levarem os seus filhos até as salas de vacinação e participar de mutirões de vacinação.

“É uma realidade nacional. A única vacina que estamos atingindo a cobertura prevista é a BCG, que é ofertada logo ao nascer. As demais que necessitam de 90% a 95% de cobertura, mas as metas alcançadas variam de 74% a 80%”, informou a diretora de Imunização, Samila Braga.

Vacina é vida
Durante a abertura oficial, a médica pediatra Alinne Lourenço palestrou sobre o tema “Vacinar – Um ato de amor”. “Se nós hoje estamos aqui e nossa expectativa de vida tem aumentado é devido o avanço da vacinação”, disse.

Mais ações
A 7ª Semana do Bebê conta com mais de 60 ações entre palestras, vacinação, atividades lúdicas e educativas em creches, unidades de saúde e núcleos da Assistência Social. A programação é organizada pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Conselho Tutelar, NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Programação em destaque
Dia 24 (quarta-feira), das 7 às 11 horas
Programação no CEI Municipal Pedro Carreiro, no Setor Barros

Dia 24 (quarta-feira), às 9 horas
Entrega do Título de Bebê Prefeito 2023, no Hospital e Maternidade Dom Orione

Dia 25 (quinta-feira), das 7 às 11 horas
Programação na Creche Normando Sousa Linhares, no Setor Santa Terezinha

Dia 26 (sexta-feira), das 7 às 11 horas
Encerramento das ações educativas e lúdicas no CEI Professora Edilia Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul II

Dia 26 (sexta-feira), às 9 horas
Balanço das ações na UBS Dra. Esmeralda Medrado (Vila Azul)

Dia 27 (sábado), 8 às 17 horas
Dia D de Atualização do Cartão Vacinal, que será realizado em todas as UBS

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias