- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Carrasco e Esperantina recebem oficinas e workshops sobre Economia Solidária

Mais Lidas

Na terça-feira, 29, o atendimento foi em Axixá

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza, de 28 a 31 de agosto, oficinas e workshops na área da inclusão produtiva urbana e rural nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito e Esperantina, na região do Bico do Papagaio.

Na ocasião, além dos cursos da Inclusão Produtiva, ocorre a apresentação de projetos para feirantes, agricultores familiares, artesãos, beneficiários do Programa Bolsa Família, associações, cooperativas, e demais interessados.

O gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota, destacou que o objetivo da reunião é levar à sociedade a matriz do plano de ação, compactuando junto ao público alvo, de acordo com a necessidade de cada região. “Estão sendo apresentados aos municípios do Bico do Papagaio as ações e serviços que serão implantados a partir de fevereiro de 2024 na área de economia solidária e de Inclusão Produtiva, é um planejamento estratégico. A proposta é sistematizar o que a sociedade pleiteia de 2024 a 2027 nessa área; se desejam um centro de qualificação profissional, polo de confecção, apicultura, psicultura, programas de inclusão produtiva, ou ainda o fortalecimento do terceiro setor”, ressaltou.

Na segunda-feira, dia 28, o atendimento foi em Carrasco Bonito e Augustinópolis. Na terça-feira, 29, em Esperantina e Axixá do Tocantins. E nesta quinta-feira, 31, o atendimento será em Araguatins, na Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Carrasco Bonito

O coordenador do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em Carrasco Bonito, José Cristino Oliveira Pereira, participou do encontro com a equipe da Setas e entende que esse é um bom momento para alavancar a renda das famílias que estão em vulnerabilidade social no município. “É uma ótima oportunidade para incentivar, desenvolver no município e trazer essas melhorias para a comunidade. É o momento de entendermos o processo da inclusão produtiva”, enfatizou.

Augustinópolis

Maria da Paz Costa tem 47 anos, é lavradora e há mais de 30 anos trabalha como feirante em Sampaio, Araguatins e Augustinópolis. Ela planta jiló, maxixe, tomate entre outros, e disse que o que ela colhe, trás para vender na feira. “A reunião foi muito produtiva porque falamos o que precisávamos, vamos ter novos cursos, e agora a feira da quarta-feira vai voltar, e teremos onde vender nossos produtos”, afirmou.

Esperantina

A coordenadora do Programa Bolsa Família em Esperantina, Eva Fernandes Costa, falou que a reunião tem grande importância por esclarecer sobre as possibilidades de inclusão social aos usuários. “É muito importantes a presença dos técnicos da Setas trazendo essas informações tão necessárias aos usuários, abrindo esse leque de possibilidades e dando oportunidades para que eles se desenvolvam por meio da inclusão produtiva”, destacou.

Axixá do Tocantins

A secretária municipal de assistência social de Axixá do Tocantins, Jacira Dias Costa, frisou que “as reuniões são muito importantes para a economia de nosso município, para a geração de renda de nossos feirantes e o fortalecimento da economia solidaria e da nossa feira”.

Feira de Economia Solidária

Ao todo deverão funcionar feiras de economia solidária em 17 cidades do norte tocantinense. As feiras de Araguatins e Axixá do Tocantins, que já funcionam, recebem adaptações para se ajustarem ao conceito da proposta, enquanto as demais estão em processo de implantação para posterior execução.

Inclusão produtiva

Os projetos de Inclusão Produtiva articulam ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária. (Alexandre Alves e Cláudio Duarte / Foto: Carlessandro Souza)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias