- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 05 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Certificado internacional de livre da Peste Suína Clássica vai beneficiar produtores

AGRONEGÓCIO

Mais Lidas

Araguatins atualmente figura entre os maiores municípios tocantinenses produtores de suínos. Uma boa noticia vai beneficia diretamente os produtores locais. É que o Tocantins recebeu o reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica, juntamente com mais 12 estados, o Distrito Federal e parte do Amazonas. A decisão foi anunciada na 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França.

A reunião contou com representantes de 180 países. O Brasil foi representado, no evento, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em fevereiro deste ano, a Comissão Científica da OIE já havia aceitado o pedido do Mapa para ampliar o status de zona livre da doença para o Tocantins e demais estados. Agora é a aprovação final por parte da OIE.

Segundo o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Humberto Camelo, o Governo do Tocantins comemora a aprovação do status e destaca a abertura de novos mercados para a carne suína tocantinense, o que possibilitará o crescimento do setor com a instalação de granjas comerciais e de frigoríficos no Estado. “Temos um grande potencial para a criação e comercialização de suínos, por contar com uma produção de soja que é processada aqui e que seus subprodutos servem como alimento para estes animais“, apontou.

Monitoramento

Para alcançar o status de livre internacional da Peste Suína Clássica, a Adapec desenvolveu o Programa Estadual de Sanidade Suídea, que realiza o controle sanitário oficial dos estabelecimentos de criação de suídeos com atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização e distribuição.

O Tocantins já era livre nacional da peste suína clássica desde 2001. “Para alcançar o status internacional de livre da doença, a Adapec realizou o monitoramento em granjas comerciais e estudos epidemiológicos nas propriedades, controle do trânsito de animais e produtos, para assegurar a ausência da peste suína em nosso Estado”,explicou a responsável técnica pelo programa, Jakeline Almeida Lemos Vernier.

Dados

O Tocantins possui um rebanho de suínos em torno de 270 mil animais, distribuídos em 164 granjas comerciais e centenas de criatórios de subsistência. Os municípios que concentram o maior número de animais são: Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Monte do Carmo.

Peste Suína Clássica

A doença é causada por um vírus e é altamente contagiosa com notificação compulsória para a OIE. Provoca febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, paralisia nas patas traseiras, dificuldades respiratórias e pode levar à morte do animal.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias