- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 04 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: CIPRA e 4ª CIPM apreendem 11 animais silvestres abatidos

Mais Lidas

Sem título

Em apoio a Guarnição do Destacamento da Companhia Independente de Polícia Rodoviária e Ambiental em Araguatins (CIPRA), os policiais realizaram a apreensão de 11 animais silvestres, sendo, 08 tatus e 03 pebas, todos já abatidos em poder do passageiro Francisco José da Silva Araújo, 51 anos, cobrador, natural de Bacabal e residente em Imperatriz, ambas as cidades no Estado do Maranhão.

Sem título1

A abordagem aconteceu por volta das 10h40min da manhã desta segunda-feira, 28, em frente ao Posto de Gasolina Ale, na avenida Araguaia, realizada no ônibus da empresa Transbrasiliana que liga as cidades de Marabá-PA à Imperatriz-MA. Os militares interceptaram o veículo após receberem denúncia anônima de que havia transporte de animais da flora silvestre dentro do ônibus.

Sem título2

Os animais estavam escondidos dentro de caixa de papelão. Francisco não declarou pela a quantidade de animais qual seria o destino dos mesmos, de acordo o Art. 29 da Lei 9.605/98 o mesmo foi detido e lavrado uma multa no valor de R$ 5.500,00 e conduzido a Delegacia de Policia Civil para prestar as informações necessárias ao Delegado.

Momento da incineração dos animais
Momento da incineração dos animais

De acordo com o comando do destacamento da CIPRA local, representado  pelo sargento Wenas, todos os animais foram incinerados atendendo aos Artigos 3º inciso V do decreto 6.514/2008 e 72º inciso V da Lei Federal 9.605/98. (ASCOM 4ª CIPM)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

20 Comentários

  1. Eu vi quando os PMs pararam o onibus,dois policiais,mas pensei que era outra coisa e ao ver o que eles estavam procurando,é uma dó,tantos tatus mortos para serem vendidos em Imperatriz. Eu achei interessante o trabalho da PM,depois chegou o pessoal da cipama ei lavaram esses bandidos presos,eles deveriam passar um bom tempo na cadeia. Mas a Policia Militar ta de parabens evitando esse tráfico de animais das nossas florestas. Isso mostra que os policiais militeres de Araguatins estão trabalhando bem em nossa cidade.

  2. Quero parabenizar os policiais da POLICIA AMBIENTAL e da 4ª CIPM, de ARAGUATINS, pela brilhante autuação. Conheço a preocupação deste policiais com a defesa de nosso meio ambiente, tive no quartel da CIPRA próximo a ponte e fiquei impressionado com o trabalho desses policiais ambientais, desenrolando lona de caminhão e medindo as madeiras, vistoriando ônibus e vans, em um sol escaldante das 02(duas) horas da tarde (14 horas). Parabenizo o policial Claudio pelo bom trabalho, e também ao policial Wenas vir na matéria que tá substituindo a chefia no lugar do sargento Claudio.

  3. Só na Vontade, talvez você não tem conhecimento sobre os transmites legais feitos por estes policiais, um dia deste conversando com um sargento da CIPRA, sobre o fato deles não doares os animais abatidos apreendidos, ao invés eles incineram, o policial me falou o seguinte, que para doar tem que ter um laudo fitossanitário, e na região nenhum perito ou veterinário não dão laudos para o consumo de carne de animais silvestre. Pois os animais silvestres são hospedeiros dos insetos vetores e estes animais silvestres apresenta máximo nível de infectividade. Então só na Vontade, se a carne for consumida haverá uma disseminação de doença infecciosa. OS POLICIAIS ESTÃO CERTOS EM INCINERAR ESTES ANIMAIS SILVESTRES ABATIDOS QUE FORAM APREENDIDOS, ASSIM ELES ESTÃO CUIDANDO DO BEM ESTAR SOCIAL. PARABÉNS CIPRA.

  4. É isso aí CIPRA, cadeia nesses devastadores de nossa fauna, eles estão pensando que no Tocantins não tem lei. Gostei de ver o trabalho em conjunto da 4ª CIPM e CIPRA, estava observando na hora da autuação em frente ao posto ale. Trabalharam de acordo com a lei, parabenizo a todos. Se o estado desse mais estrutura para esses policiais, viaturas de acordo com a realidade de nossa região, gostei de ver trocaram um carro pequeno o carro- Gol, pela Ranger ai sim este veículo é ideal para vocês trabalharem. Parabenizo o sargento Wenas, o Chirnei, o Julimar e o Claudiano e os policiais da 4ª CIPM que eu vir atuando. Conheço todos, são policiais compromissados na defesa da natureza. Como diz meu irmão SÃO CAXIAS.

  5. Gostei de ver, esses traficantes de animais silvestre tem que ficar presos, para sentirem na pele o que um pássaro sente em ficar anos e anos presos em gaiola um espaço que nem dá pra abrir as asas. E esses que caçam e matam nossos animais devem serem penalizados duramente. Parabenizar ao pessoal que denunciaram e aos policiais que acreditaram na denunciante e apreenderam esse traficante. Vamos cuidar de nossos animais e florestas que aindam restam em nosso Estado. Bom trabalho aos policiais da CIPRA e 4ª CIPM , é bom noticiar essas matérias para que as pessoas que gostam de comprar caça possam ver e mudar a sua cultura, pois até quem compra e ajuda as pessoas a caçar também vão presas.

  6. Olha Sabedor e amigos amigos, Já que estão duvidando vão lá no quartel da CIPRA e perguntam onde foram incinerados e onde foram destruidos os animais silvestre, Eu perguntei um funcionário que trabalha próximo a CIPRA e ele me disse que os policiais incineraram todos os tatus e pebas com gasolina, aí dar pra ver que a gasolina penetra na carne e fica inviável o consumo, Vai lá e tire esta sua dúvida. Ao invés de ficar fazendo esses comentários superfalos, ajude pelo menos denunciando algum crime ambiental. Fazendo isso vocês estão ajundando.

  7. Parabenizo ao denunciante(anônimo) segundo relato da matéria e as equipes de trabalho da 4º CIPM e da CIPAMA o SGT Sizino, SGT Claudiano e o CB Julimar pelo trabalho feito . Espero que este traficante de animais responda pelo seus atos perante a justiça. A Polícia Militar do Tocantins está de parabéns. Certas pessoas deveriam conhecer mais de perto os trabalhos destes policiais antes de postar comentários inconvenientes e desagradáveis.

  8. Aos policiais da CIPAMA de araguatins meus parabéns e em especial os policiais que estavam de serviço neste dia sargento sizino, claudiano e julimar. Já tive a oportunidade de conhecê-los , fazem um ótimo nesta região do bico do papagaio mesmo com deficiências . A piracema vamos dar uma fiscalizada no rio lá também tem muitos infratores. OK.

  9. eu tao pouco acredito que esses foram incenerados,pq a justica de araguatins como sempre,todos igual, nunca mundam, y pq nao da esses tatus para essas pessoas pobres de araguatins pq ai muitas,enveis de vcs ficar com eles pq e isso que sempre passa o nao…………………………………………………………………………………………………………………………..

  10. Parabéns ao pessoal do CIPRA… Agora so falta vcs darem uma olhadinha na boca do taquari pq todo ano na época da piracema pescadores proficionais pescam com redes proibidas e vendem os pescados no cambo impedindo assim dos peixes subirem para desovarem e por isso q o pobre taquari não tem mais peixe.

  11. Valeu a ação destes policiais da cipama , há agora é cipra mas cipama soa melhor , a Sociedade Araguatinense agradece. A questão da incineração se faz necessário tendo em vista que os animais silvestres tem seus males , suas doenças podendo ser transmitidas ao homem pelo consumo. Ô justiça araguatins, tá com dúvida vai lá o quartel deles fica ao lado do posto fiscal da transamazônica. Fiquei sabendo que o policial antes de queimar os animais silvestres chamou várias testemunhas inclusive o infrator que presenciou o fato.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias