- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 28 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Oficina fomenta conhecimento do universo teatral

Mais Lidas

Definição e origem do teatro, composição e a criação são alguns dos temas abordados na oficina de teatro ministrada pelo professor Wetemberg Nunes que iniciou nesta sexta-feira, 26, e vai até abado, 27, na Faculdade Integrada de Araguatins. A oficina faz parte da programação do Circuito de Eventos Tradicionais do Tocantins promovido pela Secult com conteúdo programático que visa capacitar e levar o conhecimento de cada área específica aos alunos que integram o projeto.

A jovem Elisângela Mendes Souza de 25 anos é atriz de teatro e atua há oito anos, além disso, leciona teatro na cidade de Araguatins e está empolgada com o novo conhecimento adquirido. “Não conhecia esta técnica de humanação que mostra o teatro como um universo e mais ainda, não sabia sobre a origem e o surgimento do teatro. Tenho muita coisa pra compartilhar com meus alunos agora”, diz Elisângela animada.

Já o vigilante Manoel Monteiro da Silva, de 52 anos é a grande revelação da turma “Sempre tive vontade de fazer teatro, apesar de não ter tido a oportunidade de assistir muitos, sempre gostei e quero aprender, por isso quando soube da oficina faltei até um serviço e vim pra cá e estou me esforçando”, declarou Silva. O professor por sua vez elogiou o desempenho de Silva. “Ele é o melhor aluno da turma, tem uma desenvoltura corporal muito boa, se comunica e se expressa muito bem”, afirmou Nunes.

A aula “A Linguagem do Corpo Teatral – Interpretação e linguagem pelo método humanação” é composta de teoria e prática e envolve a definição dos gestos, a limpeza corporal, o movimento no palco, a criação de personagens, a composição teatral. “Depois de todo o processo vamos criar textos e espetáculos a partir de uma ideia coletiva” explica o professor acrescentando que o conhecimento adquirido pode ser utilizado como processo educativo em sala de aula.

O projeto é uma realização do governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Tocantins viabilizada pelo convênio firmado com o Ministério da Cultura, fruto de Emenda Parlamentar do ex-deputado federal Moisés Avelino. O Circuito será encerrado com um grande show com bandas regionais e espetáculos de teatro e dança no Cais do Porto. (Jarlene Souza/Fotos: Adilvan Nogueira)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

4 Comentários

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias