- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 17 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Confira entrevista com Ronaldinho sobre sua candidatura a federal

POLÍTICA

Mais Lidas

Na manhã desta segunda-feira, 19, o professor e pré-candidato a deputado federal, Ronaldo Costa Sousa, o Ronaldinho (PT), recebeu nossa reportagem para falar sobre sua pré-candidatura. Entre outras coisas o petista fala sobre a atuação dos atuais deputados, suas propostas caso consiga chegar ao Congresso Nacional e suas expectativas para o futuro do país.

Confira a entrevista.

FOLHA DO BICO: Ronaldinho, o sr. já foi vereador de Araguatins e estava fora da política já a algum tempo. Por que decidiu retomar sua carreira política já assumindo a direção de um partido tão desgastado quanto o PT e sendo de cara candidato a deputado federal?

RONALDINHO: Fui o vereador mais jovem do estado, eleito ainda em 1996, na época pelo PMDB. Tive a oportunidade de mesmo com pouca experiência e poio, desenvolver um trabalho que acabamos colhendo frutos, principalmente em questões como a mudança de mentalidade e postura dos políticos e da sociedade. Não fui reeleito, assim como o Bolecho não foi, principalmente pelo fato de termos tentado adotar e mostrar um novo caminho para Araguatins, baseado em políticas públicas e menos dependência do cidadão com a Prefeitura. Infelizmente essa é uma luta que tento travar até hoje. Minha escolha pelo PT se deve principalmente pelo legado dos quase 16 anos de governo deixaram não só no Brasil, mas aqui em Araguatins e no Bico. Se você olhar em volta, verá que o governo Lula e Dilma fizeram mais que todos os outros juntos. Isso não é uma afirmação política, basta comparar obra por obra ou ação por ação. Ponte do Araguaia, transformação da EAFA em IFTO com curso superior, creches, casas populares, estradas, asfalto, programas sociais e muito mais. Pegue as ações dos outros presidentes e compare. Se as coisas não estão melhores é porque o dinheiro foi desviado aqui mesmo pelos políticos estaduais ou locais.

FOLHA DO BICO: Mas o sr. não respondeu porque ser logo federal…

RONALDINHO: Vamos lá… se qualquer cidadão araguatinense ou do Bico olhar em sua volta e tentar buscar o que os atuais deputados federais fizeram pela região, não vão encontrar nada. Já houve época em que tivermos três federais, moradores natos aqui da região, Darci Coelho, de Tocantinópolis; Homero Barreto, de Itaguatins e Osvaldo Reis, de Buriti, pelo menos para cobrar algo deles era mais fácil, pois praticamente todo final de semana eles estavam aqui na região. Hoje, nossa representação depende de pessoas de Palmas, o povo só vê essa gente pela TV Senado ou TV Câmara. Eles dizem conhecem nossa gente, nossas necessidades, mas é apenas da boca para fora. Nenhum desses deputados que ai estão, conhecem de fato o Bico. Apenas conhecem de passeio ou reuniões políticas esporádicas. Precisamos dar um basta nessa gente que nada contribui, apenas levam o voto e passam quatro anos distante. Pior de tudo é que quando aparecem na cidade, conseguem encher o aeroporto com gente batendo palmas. Difícil compreender isso.

FOLHA DO BICO: Então o sr. avalia que os atuais deputados federais do Tocantins não representam o Bico?

RONALDINHO: Isso não é uma avaliação, isso é um fato, uma certeza. Experimente sair em qualquer rua de qualquer cidade do Bico e pergunte ao cidadão comum, o que eles acham da atuação dos nossos parlamentares. Ou pergunte o que eles viram de melhorias nesses quatro anos. Te afirmo categoricamente que ninguém vai conseguir mostrar nada.

FOLHA DO BICO: Mas qual garantia o eleitor teria que o sr. seria diferente?

RONALDINHO: A garantia é que sou daqui, moro aqui, meus filhos são daqui, estudam aqui, frequentamos o comércio aqui. Bem diferente dos políticos que aparecem aqui apenas em época de eleição. A população precisa urgente dar um basta nisso e parar de ser conivente com essa situação. Depois não adianta passar quatro anos nas ruas, no whatsapp ou facebook reclamando e dizendo que deputado e senador não fazem nada, pois se eles estão lá, foi porque esses mesmos reclamadores colocaram. Olhem, consultem a lista de votação e vejam quantos votos Dulce Miranda, Vicentinho Júnior, Irajá Abreu, Gaguim, Dorinha, tiveram aqui, e procurem saber se eles sabem onde fica a Vila Miranda, a Vila Cidinha, o Canto do Barreiro, o Rancho Alegre, a periferia de Araguatins, de Augustinópolis, de Carrasco, de Esperantina. Nenhum sabe. Se não sabem nem onde fica as localidades, como vão saber das necessidades desses locais? É simples assim.

FOLHA DO BICO: Mas eles têm líderes que podem mostrar isso…

RONALDINHO: Pois é, mas esse é o problema. Esses mesmos líderes são responsáveis por conduzir os eleitores igual gado na época de eleição. Daí durante o mandato, esses parlamentares ouvem apenas esses líderes e o resultado é esse que todo mundo vê, nada de melhorias. Pessoas estão padecendo nos hospitais, nas rodovias, imposto caro e eu pergunto, onde estão esses líderes para cobrar postura desses parlamentares?

FOLHA DO BICO: O sr. tem recursos ou estrutura para disputar uma eleição pesada como essa de deputado federal?

RONALDINHO: Essa é uma questão complexa, mas não vou para eleição para cometer ilegalidades, comprando lideranças acostumadas a se venderem em época de eleição ou comprar eleitores. Vou pedir votos e não comprar. Vou gastar o necessário para poder andar e visitar as pessoas, para isso preciso de um carro e combustível, esse será o gasto. O que encarece uma eleição são as estruturas gigantes e a compra de líderes com e sem mandato, isso eu não vou fazer por dois motivos. Primeiro por não ter esse recurso, e, segundo, se tivesse, minha proposta não é chegar ao Congresso Nacional comprando gente igual se compra gado.

FOLHA DO BICO: Se o sr. conseguir se tornar deputado federal, o que pretende priorizar?

RONALDINHO: Quero atuar em três frentes, a nacional, estadual e regional. Na nacional vou trabalhar para rever essas questões das reformas feitas pelo Temer na área Trabalhista e caso ele consiga a Previdenciária. Sou totalmente contra a forma que a Trabalhista foi feita e mais ainda como a Previdenciária está sendo proposta. Na atuação estadual precisamos estar atentos a um plano macro de recuperação estadual em todos os sentidos. Daremos apoio em Brasília, caso o próximo governador que eu espero ser o Paulo Mourão, coloque em pratica para moralizar esse estado. No trabalho regional quero priorizar 100% das emendas, para o Bico. Lutar pela efetiva implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins, com criação dos campus também em Araguatins e Augustinópolis, além do fortalecimento do IFTO. Vejo como questão urgente, buscar medidas para o desenvolvimento econômico do Bico. Nosso povo não suporta e não merece essa pobreza que vivemos aqui, essa falta de oportunidade, essa falta de emprego. Nunca na história do Tocantins um parlamentar se preocupou em buscar para a região esse desenvolvimento econômico, discutir com o Governo Federal alternativas reais e plausíveis. Única coisa que a gente escuta é emenda pra lá, emenda pra vá, que na verdade se perdem pelo caminho da corrupção. A partir do dia que nossa gente tiver uma independência financeira, a história dessa região mudará significativamente e vou trabalhar para isso.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias