- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 01 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Grupo de Motopatrulha Tático é elogiado pela sociedade

Mais Lidas

Sem título

Objetivando o patrulhamento motorizado com ações táticas em abordagens a pessoas a pé, conduzindo motocicletas e demais veículos motorizados, a 4ª Companhia independente de Polícia Militar em Araguatins (CIPM), através do Comando da Unidade, representado pelo major PM Sherlock Luís de Mesquita criou recentemente o Grupo de Motopatrulha Tático (GMT) após uma carga horária de 60 horas/aulas de duração do curso ministrado por instrutores pertencentes a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) da PMTO.

Sendo o primeiro na história da Unidade Policial do Interior, a 4ª CIPM, mais uma vez recebe a oportunidade de realizar um trabalho com técnica e profissionalismo na atividade policial a fim de prestar à comunidade local e região um serviço com mais qualidade, agilidade e profissionalidade, recursos indispensáveis ao policial militar frente a sociedade hodierna.

O GMT da 4ª CIPM com emprego de motocicletas e especializado em ações com condições adversas e ocorrências de alto risco, teve início em dezembro do ano passado, 2012. O mesmo está subordinado a própria Unidade e vem desempenhando o motopatrulhamento tático em áreas hostis e de difícil acesso, onde as demais viaturas tem dificuldade de acesso. O GMT também atua na coibição de crimes em que os marginais estrategicamente fazendo uso de motocicletas, utilizam como fator positivo o fluxo de veículo existente, estradas não asfaltadas e ruas esburacadas como rota de fugas.

Durante o curso os policiais militares participantes receberam instruções de técnicas de pilotagem; pista em ziguezague (slalow); frenagens para direita e para esquerda; pista com obstáculos; arrancada imprimindo velocidade; pista mista (asfalto e terra) e teste de pilotagem no meio urbano, visando o conhecimento diante dos procedimentos operacionais e as atuações de cada componente da equipe quando em patrulhamento e abordagem policial.

No período em que antecede o pagamento dos funcionários públicos, tanto em Araguatins e região, o GMT usando duas motos e formado por uma equipe de 03 à 04 policiais militares portando armas com alto poder de dissuasão, vem desenvolvendo o policiamento ostensivo e preventivo e já tem conseguido obter êxito em muitas atuações desde a prisão de delinquentes como a recuperação de veículos furtados e roubados.

Sem título1

Um dos casos mais recentes foi a recuperação de uma camionete, em conjunto com o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT). Eles conseguiram recuperar o veículo D-20 cor bege, placa MVR 6800 de Marabá-PA pertencente a Jocilé Maranhão Ramos, fazendeiro residente em Araguatins. O veículo foi furtado e após intensas diligências, no dia seguinte foi localizado pela PM em Augustinópolis e os autores presos.

Satisfeito com o trabalho da Polícia Militar da 4ª CIPM, um internauta identificado por “Lei Seca” em seu comentário relacionado a uma matéria postada por Agência Araguaia CAPC em 21 de dezembro de 2012 afirmou: “A policia de Araguatins está de parabéns pelo serviço prestado a sociedades araguatinense podemos dizer com orgulho que nossa querida cidade tem segurança, prova disso é a eficiência de seus serviços prestados…”.

A Polícia Militar do Tocantins através da 4ª CIPM em Araguatins, cônscia de seu papel e compromisso com a sociedade em oferecer o único produto, que é a segurança pública, agradece o apoio e conta com a participação de cada integrante no sentido de denunciar por meio do telefone 190 ou 3474-1109 qualquer ato ilícito que venha comprometer o convívio da sociedade. E Esclarece que, segurança pública é dever do Estado em parceria com a comunidade. (ASCOM 4ª CIPM/Fotos: Tenente PM Deuramar)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

7 Comentários

  1. Relevante este serviço da PM em nossa amada Araguatins, mas vale ressaltar que o comandante deveria lembrar seu policiamento em relaçao a educação quando da abordagem ao cidadão, pois dias atrás presenciei uma cena um tanto quanto aleatória ao que seria o serviço desta conceituada instituição. Falta Educação a estes militares. E da proxima vez eu mesmo denunciarei por achar uma falta de respeito com a população.

  2. É fácio a pessoa que está de longe perceber a abordagem,e o que está sendo falado pelo abordado,será que está pessoa pelo menos sabe o que ela falou para os policiais…os policiais são seres humanos também e só estão fazendo o serviço deles. E quando diz questão de multar o pobre,o rico é esse que vc diz que a polícia trata mau,porque não querem tolerar um abordagem da PM,ai acaba os ânimos se alterando,é onde esse que só ver o defeito e não qualidade fala ou seja entra…

  3. Muito importante o trabalho da Policia Militar, mas só falta atender as ocorrências no sertão, toda vez que liga dizem que as viaturas estão em ocorrência, dizem que não tem efetivo, o problema é do estado se viram. Vamos cair no sertão principalmente nas divisas do estado. Falcão, socó, criam uma patrulha para a zona rural falam com o prefeito ajudar dão um jeito.

  4. A policia tem que agir mesmo, tem muita gente que se diz gente boa, abusando do previlegio de ser parente de fulano ou de ciclano…
    A policia vai continuar fazendo abordagens, doa a quem doer…
    Falta educaçao e bom censo em uma pequena minoria na policia, mais a populaçao tem que se conscientizar e andar com seus documentos em dia e colaborar, para que o serviço dos policiais nao seja alvo de pessoas que nao sabem o que falam e nem conhecem o treinamento que é dado na corporaçao.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias